Uma movimentação intensa marcou o início deste domingo (18) no entorno do campus da PUCRS, um dos locais de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) em Porto Alegre. Conhecido como o "Enem dos Concursos", o exame teve mais de 78 mil inscritos no Rio Grande do Sul, com aplicação de avaliações em outros nove municípios gaúchos.
Os portões permaneceram abertos das 7h30min às 8h30min. Antes mesmo desse horário, o movimento de veículos e pessoas já era acentuado na Avenida Ipiranga e demais vias que cercam a universidade.
Adiado por quase três meses, em função da enchente que atingiu o Estado, o concurso criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos selecionará candidatos para preencher 6.640 vagas dos níveis médio, técnico e superior em 21 órgãos federais distribuídos por todo o Brasil. As provas são aplicadas em 228 cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes.
Às 8h, Millena Bedin, 28 anos, já aguardava em frente ao prédio 50 da instituição. A gaúcha de Porto Alegre afirma que ficou muito contente pela criação da prova e pela forma que o concurso foi estruturado, abrangendo todo o território brasileiro, com um número grande de vagas.
— A janela que tem do tempo de dois anos para o chamamento também faz com que muita gente consiga ir se inserindo, sendo chamado. Então, minha expectativa é boa, por mais que (o chamamento) não seja agora. Essa estrutura de concurso, mais unificado, acho que dá mais chance para mais pessoas — opina.
Esta é a primeira vez que Millena participa de um concurso. Ela relata que está finalizando o mestrado na área de planejamento urbano, então, pretende conquistar uma vaga de nível superior, relacionada ao bloco temático 7, que abrange gestão governamental e administração pública.
Já o jornalista Felipe Martins, 46 anos, está acostumado com provas de concursos e decidiu participar do CNU na expectativa de conquistar uma vaga com maior remuneração. Natural de Santa Maria, o morador da Capital tem uma expectativa “complexa” em relação ao exame, justamente devido ao novo formato, sobre o qual não se tem uma “prévia” de como será:
— A esperança é que não seja um Enem, que não tenha um viés ideológico. Mas a expectativa é positiva, porque é um primeiro concurso que abarca muitos órgãos, tem muitos cargos e a torcida é para que se perpetue esse formato, que seja o primeiro e que os posteriores sejam corrigidos diante das deficiências que provavelmente terão agora.
Pontualmente às 8h30min (horário de Brasília), as portas do prédio 50 da PUCRS se fecharam. Alguns candidatos ainda percorriam o campus, em busca do local correto, e lamentavam o atraso. As demais pessoas que restavam do lado de fora, aguardavam candidatos que fariam as avaliações.
A primeira prova termina às 11h30min. O exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa.
Haverá um intervalo para que os candidatos possam sair para almoçar. À tarde, os portões reabrem às 13h. A prova terá questões de conhecimento específicos. Nos dois turnos, os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova.
A divulgação preliminar dos gabaritos está prevista para ocorrer na terça-feira (20) e, a divulgação das notas finais, em 8 de outubro.
Cronograma
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação preliminar dos gabaritos: 20 de agosto
- Divulgação das notas finais: 8 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Divulgação da lista de aprovados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse: janeiro de 2025