Após uma primeira etapa com 2h30min de duração na manhã deste domingo (18), a segunda prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) é realizada no turno da tarde. A aplicação começou às 14h30min e os candidatos têm até as 18h para responder questões de conhecimentos específicos. Todos os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas dentro da sala.
A primeira prova terminou às 11h30min, e os candidatos tiveram um intervalo para almoçar. Os portões reabriram às 13h. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), um dos locais de aplicação na Capital, muitos participantes já estavam dentro do campus antes mesmo desse horário - alguns se alimentavam, enquanto outros revisavam seus materiais.
Sentada próxima ao prédio 50 da instituição, Denise Rodrigues, 40 anos, aguardava o horário para voltar à sala. Para ela, a primeira etapa foi tranquila, embora considere que não tenha se saído muito bem na redação.
— Caiu de tudo um pouquinho do que foi descrito no edital. O tema da redação também, era uma dissertação, que tinha que escrever um parecer sobre atividade insalubre voltada para gestantes. Pedia para apontar os pontos da Constituição Federal, os direitos. Então, se tu tinha estudado mais ou menos aquele ponto, estava tranquila — relata.
Denise já tinha feito outros concursos e achou o novo modelo muito interessante, já que reduz o custo para as entidades e oferece uma maior quantidade de vagas. Ela busca uma oportunidade de nível superior, na área do Direito do Trabalho.
Adiado por quase três meses, em função da enchente que atingiu o Estado, o concurso criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos selecionará candidatos para preencher 6.640 vagas dos níveis médio, técnico e superior em 21 órgãos federais distribuídos por todo o Brasil. As provas são aplicadas em 228 cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes.
Conhecido como o "Enem dos Concursos", o exame teve mais de 78 mil inscritos no Rio Grande do Sul, com aplicação de avaliações em outros nove municípios gaúchos.
A divulgação preliminar dos gabaritos está prevista para ocorrer na terça-feira (20) e, a divulgação das notas finais, em 8 de outubro.
Cronograma
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação preliminar dos gabaritos: 20 de agosto
- Divulgação das notas finais: 8 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Divulgação da lista de aprovados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse: janeiro de 2025