São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as melhores cidades do mundo para estudantes. A informação está na 10ª edição do ranking QS Best Student Cities 2023 (Melhores cidades para estudantes) divulgado nesta quarta-feira (29) pela QS Quacquarelli Symonds, analista global de Ensino Superior. A lista foi feita a partir da opinião de estudantes que avaliaram 140 cidades.
São Paulo ficou na 86ª posição como melhor cidade estudantil do mundo e no quarto lugar na América Latina; na última edição, de 2022, a capital brasileira ocupava o 80º lugar. O Rio de Janeiro conquistou a 121º posição global e a 8ª na América Latina. Londres, na Inglaterra, manteve a primeira posição pela quarta edição consecutiva no levantamento.
O ranking justifica a posição da capital paulista pela "qualidade de suas universidades, boas perspectivas de emprego para seus graduados e alta acessibilidade". Além disso, as universidades de São Paulo subiram nove posições, para o 32º lugar, em outro ranking do levantamento, que leva em conta as instituições de ensino.
A cidade recebeu nota 69,8/100 na lista que avalia a perspectiva de emprego. Essa pontuação coloca São Paulo no top 50 global. A capital paulista recebeu nota 49,4 no quesito acessibilidade, o que garante uma posição entre as 50 melhores cidades do mundo.
Além da 121º posição no ranking das melhores cidades do mundo para estudantes, o Rio de Janeiro registrou nota de 49,5/100, o que lhe rendeu a 76ª posição no quesito oportunidades de emprego a graduados. Além disso, ficou em 64º lugar no mundo em acessibilidade.
O que é o ranking
A 10ª edição do QS Best Student Cities Ranking fornece aos alunos dados independentes sobre uma série de fatores relevantes para suas decisões de estudo: acessibilidade, qualidade de vida, padrão da universidade e opiniões de alunos anteriores que estudaram no destino. Foram mais de 98 mil respostas à pesquisa. A QS classifica cidades com uma população de pelo menos 250 mil habitantes e que contam com a presença de pelo menos duas universidades no QS World University Rankings (ranking mundial de universidades).
Veja os 10 primeiros colocados:
1. Londres (Reino Unido)
2. Seul (Coreia do Sul)
2. Munique (Alemanha)
3. Zurique (Suíça)
4. Melbourne (Austrália)
5. Berlim (Alemanha)
6. Tóquio (Japão)
7. Paris (França)
8. Sydney (Austrália)
9. Edimburgo (Reino Unido)
86. São Paulo
121. Rio de Janeiro