A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) abriu processo administrativo para apurar como uma frase de cunho político, escrita de forma cifrada entre as instruções, acabou passando despercebida na folha de instruções iniciais da segunda etapa do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), aplicado em 4 de dezembro. A imagem com a frase "fora Bolsonaro" formada com caracteres em negrito acabou viralizando nas redes sociais.
Organizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (Coodec), o Pave é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel. O processo seriado é composto por três etapas e ocorre ao longo do Ensino Médio.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Ufpel anunciou que a pessoa responsável pela mensagem foi identificada e que um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. Conforme a instituição, a integridade do exame não foi prejudicada.
Confira a nota da Ufpel
"A administração da Universidade tomou conhecimento, no último domingo (5), de inclusão em sua prova do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) de formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político na folha de instruções.
Cumpre informar à comunidade que a autoria da iniciativa já foi identificada, que não há qualquer indício de ofensa à integridade da prova e que já foi instaurado processo administrativo destinado à plena apuração dos fatos e responsabilidades.
A UFPel reitera seu compromisso com a comunidade universitária e regional com a transparência, integridade e regularidade de todos seus processos."