Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira, e Helenir Aguiar, presidente do Cpers-Sindicato, que representa professores e servidores da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, falaram a respeito da situação das escolas no Estado.
A titular da Seduc contestou dados apresentados pelo Instituto Rui Barbosa, que reúne os Tribunais de Contas, em estudo sobre a situação da educação no país, divulgado recentemente. Em sua análise, as escolas preenchem o Censo escolar com dados errados e isso é um problema cultural que deve ser corrigido, pois não reflete a realidade.
Helenir reforçou dados apresentados pela caravana do Cpers nas escolas gaúchas e destacou que algumas instituições têm aulas sem energia elétrica. Em outras, há problema no aterramento de energia e as paredes estariam "dando choques".
Raquel reforçou que o problema de falta de luz está relacionado, principalmente, ao roubo de fios, especialmente em seis escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Citou o caso da Escola Nossa Senhora da Conceição, onde os fios elétricos foram roubados dois dias após terem sido recolocados. Contudo, a secretária afirmou que compartilha o sentimento de Helenir, de não saber por que um problema dessa natureza não é resolvido rapidamente.
Raquel informou que, no próximo dia 15, terá início um curso de capacitação dos novos diretores escolares, principalmente nas áreas de liderança e proatividade:
— Onde você tem um diretor com liderança, que resolve os problemas, vai atrás e envolve a comunidade, as escolas funcionam bem. Agora, tem um caso aqui de um diretor que relatou caso de criança passando sede na escola porque tinha caixa d'água sem tampa e havia urubu no local. Ao ser perguntado por que não fechou a caixa, disse que esse papel é do governo.
Sobre a autonomia das escolas, informou que está sendo criando um sistema de QR Code para que todos saibam exatamente para onde os recursos da escola em questão estão sendo direcionados.