Anunciado pelo governo do Estado em julho, o 4º ano do Ensino Médio ainda está em formatação pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Nas próximas semanas, uma pesquisa será feita com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio para identificar se há interesse na oferta de um ano complementar de estudos.
A proposta inicial era começar as aulas em janeiro de 2022, com o objetivo de cobrir as lacunas deixadas pela pandemia do coronavírus na educação pública. O currículo extra será opcional e, caso o aluno opte por não fazer, receberá o diploma de conclusão do Ensino Médio normalmente.
Questionada se o prazo para o início dos trabalhos está mantido, a Seduc informou que a pesquisa busca orientar a correta estruturação do projeto e só depois dos resultados conseguirá confirmar ou não a previsão de datas.
Na época do lançamento, em julho deste ano, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, informou que o currículo do 4º ano ainda está sendo elaborado, mas será diferente do oferecido nos outros anos letivos. Segundo a secretária, haverá um foco especial em algumas disciplinas, como inglês, português e matemática, e outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira.
A ideia é que o 4º ano supra lacunas de aprendizagem que, conforme a secretária, provavelmente serão deixadas durante o ano letivo de 2021, assim como ocorreu em 2020. Raquel destaca que quem está, hoje, no 3º ano do Ensino Médio, cursou o 1º ano em 2019, quando houve dois meses de greve dos professores da rede, o 2º ano totalmente remoto e o terceiro com aulas híbridas e, em algumas escolas, ainda totalmente a distância.