A maioria das escolas da região central do Rio Grande do Sul espera retomar as aulas a partir da próxima segunda-feira (3). Conforme o delegado da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, responsável pela região, José Luís Eggres, ainda são aguardadas orientações da Secretaria Estadual de Educação e estudos estão sendo elaborados para repassar às escolas.
No entanto, algumas escolas deve, comecem receber alunos a partir de quinta-feira (29), já que havia um preparo prévio das instituições devido à tentativa de liberação das aulas para as séries iniciais pelo governo do Estado para a última segunda-feira (26).
Eggres ressalta que as famílias devem aguardar o contato da própria escola com orientações sobre o retorno dos alunos, horários de entrada e saída e cuidados que devem ser tomados.
Santa Maria
Em Santa Maria, maior município da Região Central, as aulas na rede pública de ensino municipal não devem ser retomadas pelo menos até 10 de maio. Conforme a prefeitura de Santa Maria, o Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 está elaborando diretrizes para o retorno.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação está fazendo um levantamento de quantas escolas vão voltar com as aulas presenciais — em Santa Maria, as instituições municipais irão decidir se retomam ou não as atividades.
GZH fez contato com o representante regional do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) e também com o Sindicreche para saber informações sobre a retomada na rede privada na Região Central, mas não obteve retorno.