Um total de 418 alunos mudou de colégio nesta semana devido ao fechamento de escolas da rede estadual em Porto Alegre. Foram seis as instituições fechadas pela Secretaria Estadual da Educação, que confirmou a medida em janeiro: Alberto Bins, Benjamin Constant, Oswaldo Aranha, Doutor Miguel Tostes, Marechal Mallet e Plácido de Castro.
Os estudantes foram transferidos para colégios localizados a até dois quilômetros de onde eles estudavam. Os 131 alunos do colégio Alberto Bins passaram a estudar nas escolas Medianeira e Venezuela. Além disso, a Seduc enviou 40 estudantes do Benjamin Constant para a escola Brasília, 88 da Oswaldo Aranha para a João Batista de Lacerda, 52 da Doutor Miguel Tostes para o Monte Líbano, 56 do Marechal Mallet para o colégio Rubem Berta e 51 do Plácido de Castro para a escola Fabíola Pinto Dornelles.
Conforme a Secretaria Estadual de Educação, a decisão de fechar escolas foi tomada devido à queda nas matrículas na rede estadual nos últimos anos como reflexo da queda na taxa de natalidade. Entre 2007 e 2017, a queda no número de matrículas na rede chegou a 29%. Na última semana, em entrevista a GaúchaZH, o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, afirmou que “arrepende-se de não ter fechado mais escolas”.
A Seduc afirma que os prédios das escolas serão devolvidos ao município, dono do terreno, ou disponibilizado à Secretaria de Administração.