Em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (15), o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, falou sobre as alternativas que os eleitores podem buscar para justificar a ausência na eleição municipal após o aplicativo e-Título, indicado este ano pela Justiça Eleitoral para realizar o serviço, estar apresentando instabilidade ao longo do dia.
Na conversa, o secretário garantiu ter esperança de que a plataforma volte à estabilidade a tempo de que os eleitores possam concluir suas justificativas, mas também garantiu que os eleitores não vão "ficar na mão".
— Certamente os eleitores não vão ficar na mão, a Justiça Eleitoral vai achar algum caminho para poder permitir que os eleitores façam suas justificativas. Talvez seja conveniente se os eleitores possam dar um print de sua tela, se preferirem, para ter uma garantia maior. Entendendo que para quem der um print na tela, mostrando que está com essa dificuldade para justificar, fica mais fácil depois de comprovar perante à Justiça Eleitoral que tentou fazer a justificativa — recomendou.
Ainda não há uma orientação oficial sobre como proceder caso o aplicativo não volte à estabilidade antes das 17h deste domingo. Wobeto lamentou a situação do aplicativo.
— Está bem frustrante essa situação do e-Título hoje, nós apostamos muito nesse aplicativo e certamente a estratégia seria muito boa para a gente poder prestar esse serviço ao cidadão, mas infelizmente estamos com algum problema lá em Brasília. O pessoal está trabalhando arduamente para tentar resolver. Ainda tenho esperança de que resolvam a tempo para que os eleitores possam concluir suas justificativas — disse ele.
A ferramenta que mostra a apuração dos números no site do TRE apresentou instabilidade na tarde deste domingo. Pouco antes das 18h, informações de algumas cidades não apareciam na plataforma, e há relatos de pessoas que não conseguiam acessar o site. Conforme Wobeto, o problema não impacta na apuração dos números:
— O que caiu foi o sistema de divulgação, mas nosso site de totalização de resultados segue normalmente. Em todas as eleições a plataforma sempre funcionou muito bem, mesmo com uma estrutura muito menor do que a que temos nesta edição — afirmou.
Outro problema encontrado pelos eleitores foi a mudança da seção eleitoral. A dica do secretário para buscar essa informação é o site do TSE, em que há um link para uma comunicação direta via WhatsApp. Outro caminho é ligar para o telefone 148, mas que está com um nível de congestionamento grande neste domingo.
Quem não pode ir às urnas nesta domingo (15) por questão de doença terá 60 dias, a partir desta segunda-feira (16), para justificar a ausência em cartório. O principal objetivo do aplicativo, porém, era facilitar a justificativa de pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral. Antes, a alternativa era procurar uma seção eleitoral no dia da eleição para fazer a justificativa. Questionado se há uma recomendação do TRE para que essas pessoas recorram à antiga alternativa, Wobeto respondeu:
— Essa é uma alternativa. Mas eu entendo que é complicado agora, essa hora, falar para as pessoa saírem correndo e em busca de uma sessão eleitoral. Acho que seria uma alternativa para as pessoas se justificarem se caso estiverem próximas a um local de votação que não tenha muito movimento — disse ele, reforçando que, para quem não conseguir justificar pelo aplicativo ou ir até uma seção eleitoral, a Justiça Eleitoral vai ter "algum mecanismo por meio da justificativa pós-eleição". — Essa pessoa, de alguma forma, vai ter que trazer prova de que estava fora de domicílio no dia da eleição.