A nova versão do aplicativo e-Título, disponível para os sistemas operacionais Android e iOs para celulares e tablets, permite ao eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia das eleições justificar seu voto por meio digital.
Assim como no primeiro turno, o eleitor poderá fazer a justificativa pelo app entre as 7h e as 17h deste domingo (29). O e-Título usa o GPS do celular para identificar se o eleitor está distante de sua zona eleitoral. Essa funcionalidade só poderá ser acessada no dia da votação.
Além disso, o aplicativo também aceita justificativas depois do dia da votação, como também ocorre no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não votou no primeiro turno tem até 14 de janeiro para justificar. Já quem não participar do segundo turno, pode regularizar sua situação na Justiça Eleitoral até 28 de janeiro.
A justificativa é obrigatória. De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não votar por três pleitos, nem justificar a ausência e não pagar as multas devidas terá o título cancelado.
Como justificar o voto após a eleição:
- Ao clicar na thumb do aplicativo e-Título e fazer seu cadastro, a tela inicial será aberta. Após isso, o usuário terá que clicar no botão "mais opções" no último item do menu (conforme imagem 1 abaixo).
- Com a aba "mais opções" aberta, o usuário terá uma lista com inúmeros itens. Na área de justificativa terá que clicar na opção "justificativa de ausência" (conforme imagem 2).
- Na terceira tela (imagem 3), o usuário terá que preencher qual eleição (imagem 4) gostaria de justificar sua ausência (a eleição de 2020 ainda não está disponível), sua justificativa para não ter votado e o seu email.
- Por último (imagem 5), o usuário terá que anexar documentos que provem que a justificativa para ausência na eleição é verdadeira. Após isso, a solicitação será julgada pela Justiça Eleitoral.