As vendas de veículos no Rio Grande do Sul fecharam o primeiro trimestre de 2024 mantendo o ritmo de embalo do ano passado. De janeiro a março, a comercialização de veículos novos totalizou 39.567 unidades, alta de 11,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Em março, foram 19,6% a mais em vendas em relação a fevereiro - ainda que sobre março passado tenha havido pequeno recuo de 1,65%.
Foram 25.151 unidades de autos comerciais leves vendidos nos primeiros três meses do ano no Estado, representado crescimento de 14,9% ante o mesmo período de 2023. Frente a fevereiro, houve alta de 23,8% em vendas no mês de março, mas recuo de 2,72% sobre março de 2023, justificado pelo mercado pelo menor número de dias úteis em razão da Páscoa.
Os dados são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RS (Sincodiv), em parceria com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Os juros em trajetória de queda e a entrada de novos players estão entre os fatores apontados pela entidade para o reaquecimento do mercado, após momentos de baixa principalmente no segmento de carros novos. Em 2023, o pacote de incentivo do governo para compra de veículos zero também ajudou a ventilar o setor automotivo.
Bastante impactado pela oferta de crédito, o segmento de motos acumulou alta de 9,7% de janeiro a março, com 8.693 unidades vendidas no Rio Grande do Sul. Já o setor de implementos rodoviários teve a maior alta, com crescimento de 35,4% nos três primeiros meses do ano.
Entre os destaques do período, os veículos eletrificados tiveram crescimento significativo no Estado, apesar da base de comparação baixa devido à entrada recente destes modelos no mercado. Em três meses de 2024, foram 1.997 unidades vendidas (entre carros e motos) no Rio Grande do Sul, alta de 134,7% sobre o mesmo período de 2023.
Fôlego para o ano
Mirando o transcorrer de 2024, a expectativa é de mais espaço para os emplacamentos no Rio Grande do Sul. Concretizando-se as possíveis novas reduções na taxa Selic, a ampliação nas vendas pode chegar a 11,5%, projeta o Sincodiv/Fenabrave-RS.
— Sentimos a economia realmente funcionando um pouquinho melhor e isso fez com que tivéssemos esse crescimento de 11,6%. A expectativa que tínhamos no ano passado era de 10% e já estamos revendo os números porque junto com esse fomento da economia, há uma expectativa de baixa na taxa de juros. Se tivermos redução da Selic, devem, sim, melhorar os números do mercado automotivo, porque o automóvel depende do financiamento — disse o presidente do Sincodiv, Jefferson Fürstenau.
Apesar dos números positivos do setor na largada do ano, o Rio Grande do Sul reduziu a competitividade no trimestre. O Estado caiu de sétima para a oitava posição entre os Estados com maiores emplacamentos no país. Em 2017, 2018 e 2020, o RS era o quinto do ranking nacional.
Os números do setor foram apresentados nesta segunda-feira (8), em Porto Alegre, juntamente com a apresentação da nova diretoria da entidade. Jefferson Fürstenau assumiu como novo presidente no início do ano. A gestão vai até o final de 2026.
Empregos no setor
No próximo mês, o Sincodiv-RS vai promover o primeiro feirão de empregos automotivos na Capital. Será no dia 13 de maio, das 8h às 12h. Na data, as principais concessionárias de veículos levarão suas equipes de recrutamento para o estacionamento da entidade, onde irão selecionar candidatos a atuarem no setor.
As vagas de trabalho ofertadas serão para Porto Alegre e Região Metropolitana. A ideia é reforçar a atuação do sindicato na qualificação dos empregos e do mercado automotivo em geral.
— É uma dificuldade comum nas concessionárias a contratação de mão de obra. Então, essa é a nossa primeira iniciativa de momento: chamar as empresas e as pessoas que estão buscando uma colocação para esse encontro, onde a gente espera que tanto o lado da concessionária quanto dos que buscam emprego tenham sucesso — disse a vice-presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Viviane Maglia.
1º Feirão de Emprego Automotivo
- Data: 13 de maio de 2024
- Horário: 8h às 12h
- Local: Avenida Pátria, 753 – Porto Alegre