Em Rio Grande, Eduardo Leite visitou distrito industrial e foi apresentado ao projeto Rio Grande – Porto Indústria. A proposta inclui investimentos de R$ 9,4 bilhões, por meio de 17 empresas que, somadas, têm expectativa de gerar 11,7 mil empregos no distrito industrial do município.
O governador chegou por volta de 15h30min e foi recebido no terminal dos contêineres de Rio Grande. Ele afirmou que a verba necessária para a duplicação da RS-734, que liga o centro da cidade à BR-392, está garantida.
O objetivo do Rio Grande – Porto Indústria é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do Estado, com uma estrutura que facilite o escoamento da produção, e a importação de matérias-primas.
A estimativa é de que o projeto envolva 434 lotes, 338 hectares com sistema viário, 700 quilômetros de vias navegáveis ligando o porto ao interior, um terminal público, quatro terminais de uso privado e 31 berços para atracação.
Na apresentação do plano, um representante de cada empresa pôde demonstrar suas atividades e a área de atuação.
Depois dessa atividade, ainda estava prevista uma visita do governador às obras e instalações da Yara, em que seria feita uma entrega simbólica de uma linha de transmissão de energia que faz parte de um investimento de R$ 2 bilhões na ampliação da fábrica. Além disso, Leite teria uma reunião com o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.