Com o prazo de pagamento anual encerrado em 30 de abril, proprietários de 924.692 veículos não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2019 e estão inadimplentes com a Receita Estadual. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) neste domingo (12).
No total, 25,6% dos 3.602.806 automóveis tributáveis não quitaram o imposto em dia no Rio Grande do Sul. Na comparação com o ano passado, o índice subiu 4%.
Até a data-limite, foram pagos R$ 2,2 bilhões dos R$ 2,8 bilhões que o governo pretendia arrecadar. Metade do valor recebido pelo tributo é repassada automaticamente às prefeituras.
Entre os municípios gaúchos, o que teve mais contribuintes inadimplentes foi Capão da Canoa, no Litoral Norte, com 41,1%. O de menor inadimplência foi Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, com 8,17%. Em Porto Alegre, donos de 28,2% dos veículos deixaram de pagar o IPVA em dia.
Neste mês, equipes da Receita Estadual atuam em blitze, em pareceria com a Brigada Militar, para identificar os veículos em situação irregular. Se forem flagrados, os proprietários correm o risco de arcar com custos de multa e serviços de guincho e de permanência no depósito do Detran.
Os contribuintes ainda podem pagar o IPVA até 30 de junho, com multa diária de 0,334%, até o limite de 20%. Depois desse prazo, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando há o acréscimo de mais 5% sobre o valor que não foi pago.