Quais os principais desafios de uma empresa de comunicação ao migrar do suporte impresso para a plataforma digital? A vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, falou sobre o assunto na palestra From Print to Digital Only, no Digital Media Latam 2018, ontem, em Bogotá, na Colômbia.
Andiara abordou as estratégias desenvolvidas para a aceleração do produto digital na RBS, como a criação da jornada do consumidor, instrumento que guia a distribuição do conteúdo produzido nas plataformas do grupo a partir das preferências do usuário, e a Redação Integrada, que reúne os profissionais dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, da Rádio Gaúcha e do site GaúchaZH.
Além disso, Andiara falou sobre os valores do jornalismo profissional e os desafios que a RBS encontra por ser uma empresa local, abordando as vantagens e desvantagens de migrar completamente para o modelo baseado em assinatura e como isso influencia a publicidade digital. Ela também destacou os novos projetos e as parcerias com universidades do Rio Grande do Sul e com a Claro.
Promovido pela World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-Infra), o evento, que ocorre de 14 a 16 de novembro em Bogotá, tem o propósito de fortalecer as relações de troca de experiências, além de proporcionar novas conexões entre líderes e executivos de todo o mundo.
A programação conta com conferências, workshops e aulas magnas. Além disso, também haverá a entrega de prêmios aos melhores projetos de mídia digital, divididos em 10 categorias.