A indústria de mídia tem se transformado de maneira constante, e um dos principais fóruns mundiais para debater e repensar o setor começa nesta quarta-feira (6): o World News Media Congress, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). CEOs, publishers, editores e executivos de empresas de comunicação de todo o mundo estarão reunidos em Estoril, em Portugal, até sexta-feira (8). E uma das atrações apresentadas nesta 70ª edição será o case de transformação do Grupo RBS e o GaúchaZH.
A vice-presidente de Produto e Operações, Andiara Petterle, falará sobre a estratégia da empresa para crescer em um mundo cada vez mais digital. Ao analisar a transformação da RBS, a executiva vai comparar hipóteses do início do processo com o que foi executado, três anos depois.
– O evento congrega grupos de mídia do mundo todo, trocando experiências do que está dando certo e as transformações digitais. Ficamos felizes de mais uma vez podermos dividir o que estamos fazendo para os gaúchos – aponta Andiara.
Engajar o público em experiências que vão além do conteúdo também tem sido uma das apostas para o crescimento da RBS. Por isso, Andiara trará exemplos de sucesso como o Gaúcha Sports Bar, a Casa Destemperados e o Donna Beauty Pompéia.
– Temos grandes cases de geração de valor para as marcas locais que servem de exemplos a serem replicados em outros lugares do mundo – conclui.
Além da palestra que ocorre na quarta-feira, Andiara será uma das conferencistas no painel "O Local Reinventado". A proposta do debate, na quinta-feira (7), é mostrar como empresas de comunicação locais e regionais estão trabalhando para responder melhor às necessidades das audiências digitais.
Sobre a WAN
A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (World Association of Newspapers and News Publishers - WAN-IFRA) representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites e mais de 3 mil empresas de comunicação em 120 países. Tem sedes na França e na Alemanha e filiais em Cingapura e na Índia. Entre 1996 e 1998, foi presidida pelo presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky.