Mais 30 casas temporárias foram entregues nesta terça-feira (17) pelo governo do Rio Grande do Sul a moradores afetados pela enchente de maio em São Jerônimo, na Região Carbonífera. A entrega das residências ocorreu em uma solenidade com o vice-governador, Gabriel Souza, e o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. O loteamento com as moradias fica no bairro Pereus, às margens da RS-401.
A entrega em São Jerônimo possibilitou a desativação do último abrigo do município, onde estavam 59 pessoas.
Desde o mês de agosto, o programa A Casa É Sua – Calamidade inaugurou 242 lares temporários em cidades como Encantado, Cruzeiro do Sul, Estrela, Rio Pardo e Triunfo.
Ao todo, serão 500 residências desse modelo em nove cidades gaúchas. Entre elas, ainda estão Arroio do Meio, Eldorado do Sul e São Leopoldo. O investimento no projeto é de R$ 66,7 milhões.
Conforme o governo do Estado, a previsão é de que ainda este ano o município de Encantado receba mais 50 moradias temporárias, em data a ser definida. A expectativa, no entanto, é de que a entrega ocorra até o Natal.
Após, o cronograma prevê a entrega de casas em Arroio do Meio. O município de São Leopoldo, que receberá 60 casas, segue com o terreno em fase de preparação. Já em Cruzeiro do Sul, a previsão é de que mais casas temporárias sejam entregues após a finalização dos preparos no terreno.
A instalação das casas é resultado de uma parceria entre o governo estadual e os municípios, que entram com contrapartidas, como a instalação de redes de água, esgoto e energia elétrica.