Após admitir à revista Veja, na quinta-feira (2), que "é presidenciável", o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (3), que "a decisão tem que ser tomada na hora certa". Ele, no entanto, negou possibilidade de candidatar-se à vice-Presidência do Brasil em 2018.
— A determinação neste momento é assegurar que o Brasil consolide a trajetória de crescimento. Evidentemente que tenho consciência de que existe um espaço importante na política brasileira para quem defende as reformas e a modernização da economia, então sei que muitas pessoas têm certa expectativa de um candidato que defenda essa linha de atuação e que tenha experiência. Mas, no momento, não penso no assunto, estou focado na economia (...) Não tomo decisões por antecipação, como é pratica na minha carreira. A decisão tem que ser tomada na hora certa — afirmou Meirelles, que tem até 31 de março para deixar o cargo na Esplanada dos Ministérios caso queira participar da corrida eleitoral.
Ainda sobre o futuro político, completou:
— Não serei candidato a vice-presidente em nenhuma hipótese — disse.
Ouça a entrevista na íntegra à Rádio Gaúcha
Reforma "completa"
O ministro também falou sobre a reforma da Previdência, em tramitação no Congresso — o objetivo do governo é retomar a discussão sobre o tema já nas próximas semanas. Contudo, a tendência é de que o texto original seja desidratado, resumindo-se a mudanças pontuais — o que é criticado por Meirelles.
— A reforma agora precisa ser completa o suficiente para que o assunto não precise voltar mais tarde para o Congresso — disse.
Para Meirelles, é importante “garantir que a Previdência não vai quebrar”.
— O relevante para a população é ter segurança de que terão uma aposentadoria, porque a aposentadoria em muitos países atrasou e, no sul da Europa, foi necessário inclusive cortar o valor (...) Estamos longe disso, mas é importante garantir para brasileiros a certeza de receber a aposentadoria que esperam — disse na entrevista, concedida às jornalistas Andressa Xavier, Carolina Bahia e Rosane de Oliveira.
Brasil de Ideias
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é o próximo convidado do Brasil de Ideias, ciclo mensal de palestras realizado pela Revista Voto, em Porto Alegre, em uma promoção do Grupo RBS. O evento, para líderes empresariais convidados, vai ocorrer na sexta-feira (10), no Opus One Bussines Center (Avenida Carlos Gomes, 222). Meirelles fará a palestra de abertura. Depois, haverá debate com participação dos presidentes da Riachuelo, Flávio Rocha, da Lojas Renner, José Galló, e da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, e dos economistas Marcos Troyjo e Aod Cunha. No dia 20, o convidado do Brasil de Ideias será o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).