O Procon do Rio Grande do Sul e a Casa de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil fecharão uma parceria para buscar acordos para os casos mais complicados de consumidores gaúchos. Um protocolo será assinado na sexta-feira.
Será criada uma Câmara de Mediação. Advogados formados e que fazem curso de mediação na OAB irão conduzir a negociação com fornecedores em busca de um acordo que evite que os casos sejam judicializados.
Diretora-executiva do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira estima que sejam encaminhados dez processos por mês, em média. São casos que envolvem grandes empresas e que têm uma negociação demorada.
- Por exemplo, danos elétricos por problemas de fornecimento de energia. Ou então, produtos com defeito vendidos por grandes empresas. Há ainda casos que envolvem valores muito altos. - ilustra a executiva.
O Procon RS já tem um grupo de conciliação com uma instituição de ensino. No entanto, são estudantes que conduzem os acordos. Há casos que exigem a experiência de um advogado profissional, explica a diretora do Procon RS.
Siga Giane Guerra no Facebook.