O número de vagas temporárias no final do ano deve diminuir em cerca de 50% em Santa Maria em relação ao ano de 2014. A previsão é do FGTAS/Sine do município.
O período é referente a dezembro até fevereiro. De acordo com o coordenador regional, Carlos Vianna, o perfil dos empregadores está mudando. Há muitos relatos de que o contratado temporariamente perde a dedicação no fim do contrato. Por isso, a maioria está optando por contratos efetivos, permanentes.
No ano passado, a média era de 300 vagas neste período. Neste ano, a previsão é de que o número fique em torno de 150. A maioria das vagas devem ser abertas no fim de novembro ou no início de dezembro.
Três clubes de Santa Maria oferecem vagas no final do ano, mas estas não estão incluídas na previsão de 150 porque, segundo Vianna, nem sempre são anunciadas como temporárias. A previsão é de que haja empregos temporários no Avenida Tênis Clube, para serviços gerais, manutenção de piscinas e portaria. Além disso, com a inauguração do Dores Praia Park, também deve haver vagas no Clube Dores. Outro que costuma contratar nesta época é o Sociedade Concórdia Caça e Pesca. A previsão é de que essas vagas somadas possam chegar a cerca de 120.