Em seu terceiro ano consecutivo de estiagem, o Rio Grande do Sul enfrenta em 2023 um prejuízo estimado em R$ 13 bilhões pelo governo do Estado, com 5,8 milhões de gaúchos afetados. Com características climáticas cada vez mais semelhantes ao Uruguai e Argentina, que enfrentam grandes secas, as soluções agrícolas são necessárias para tentar diminuir as perdas.
— A necessidade de mais planejamento a longo prazo se mostra cada vez mais evidente no Brasil e no restante da América Latina. Com relação à seca, é fundamental planejamento a longo prazo do ponto de vista de abastecimento considerando as bacias de contribuição de cada local — pontua o engenheiro civil e especialista em geotecnia, Luciano Machado.
Produtores com açudes nas suas propriedades já tem, dentro de casa, uma possibilidade de amenizar os efeitos da seca com a instalação de sistemas de irrigação, conforme o técnico da Emater/RS, Matias Tedesco, que apresentou o sistema de irrigação móvel na 23ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque:
— Nós podemos trabalhar com sistemas bem simples, em que o produtor liga uma bomba e abre o registro, e também equipamentos mais sofisticados, em que faz uma programação num painel e ele vai fazer toda a leitura dizendo qual área irrigar em determinado momento.
Cada sistema de irrigação se encaixa na realidade de cada propriedade, com a possibilidade da instalação de aspersores simples, com pontos de 12 a 14 metros, até canhões com pontos de 100 metros de distância.
— O que buscamos é que tenha duas ou três áreas irrigadas por município. Parece pouco, mas se a gente multiplicar pelo número de municípios, se torna bastante o que conseguimos amenizar de prejuízos com o sistema de irrigação.
Além disso, o sistema é financeiramente acessível aos produtores, uma vez que a tendência é do projeto de irrigação já ter compensado os gastos da implementação em menos da metade do tempo de pagamento, que é de oito a 10 anos em modalidades de financiamento como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.