O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. A data surgiu para celebrar os direitos das mulheres e sua luta contínua por igualdade. Essa jornada vem desde causas como o direito ao voto e se estende até condições dignas de trabalho e geração de renda. No processo, o apoio de empresas e entidades dedicadas dá fôlego e impulsiona esse propósito.
Com isso em mente, a Massey Ferguson realizou, uma ação socioambiental no estande da marca na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A iniciativa foi uma parceria com o Ciclo Reverso, projeto especializado na transformação de resíduos em produto através da inclusão produtiva de mulheres para a cidadania empresarial.
– A ação gera renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social e demonstra o potencial transformador da indústria agrícola ao integrar práticas sustentáveis à sua operação. Mais do que isso, reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a valorização da mulher – destaca a Gerente de Comunicação e Customer Care AGCO América do Sul, Fernanda Teixeira.
Acesse o site da Massey Ferguson e saiba mais sobre a empresa
Economia circular
As mulheres que compareceram ao estande da Massey Ferguson no Dia Internacional da Mulher foram presenteadas com nécessaires e acessórios de cabelo. As peças distribuídas são resultado do retorno de resíduos dos provenientes da própria empresa.
– Para produzir as nécessaires, trabalhamos com lonas de uma feira agrícola passada. Já para a elaboração dos acessórios de cabelo foram utilizados os uniformes antigos de concessionárias da Massey. A confecção de 1.500 peças envolveu cerca de 14 mulheres entre a etapa de corte, em Esteio, e a de costura, em Canoas – explica a presidente do Ciclo Reverso, Liliane Linhares.
Durante a Expodireto Cotrijal, o Ciclo Reverso também esteve presente com o grupo Mães da CUFA, de Passo Fundo. Os visitantes puderam acompanhar ao vivo todo o processo de logística reversa das peças distribuídas na feira, do corte e costura até o recolhimento das sobras, que são encaminhadas para a indústria de recuperação de polímeros. Essa é uma das maneiras que o projeto garante total aproveitamento, com 100% do resíduo recolocado no processo produtivo.
Impacto socioambiental
A iniciativa “Ciclo Massey” nasceu por meio de uma das concessionárias do grupo em Porto Alegre, cidade sede da Ciclo Reverso. Na ocasião, a parceria com a entidade reaproveitou uniformes da equipe de trabalho para produzir mochilas que foram distribuídas como brindes. Depois, veio a reciclagem de lonas para a elaboração de lixos para tratores, da qual surgiu a ideia de confeccionar as nécessaires.
Já a confecção dos acessórios de cabelo a partir dos uniformes foi um insight em conversas com a entidade. A presidente da Ciclo Reverso destaca que muitas empresas não sabem, mas uniforme usado não é roupa, é resíduo. Por isso, precisa ser corretamente descartado, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305).
– A participação da empresa em um projeto de reciclagem de uniformes não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também cria oportunidades econômicas e sociais para mulheres em vulnerabilidade. É uma maneira poderosa de unir sustentabilidade e impacto positivo na comunidade – afirma Fernanda.
Siga a Massey Ferguson no Instagram e fique por dentro das novidades