Anunciada para esta segunda-feira (14), a retomada do atendimento presencial em parte das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi marcada por confusão e desinformação. Em Porto Alegre, muitos beneficiários com perícias marcadas para esta manhã foram surpreendidos com a não abertura das agências.
A situação se repetiu em cidades do interior do Rio Grande do Sul e em outros pontos do país. Médicos peritos decidiram não retomar as atividades, e todas as perícias agendadas foram suspensas.
Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, a superintendente regional do INSS, Káthia Maria Moreira Braga, admitiu que houve "falhas", mas disse que os segurados foram avisados sobre as mudanças. De acordo com ela, 78 agências estão abertas na Região Sul, exceto para o atendimento de perícia médica.
— Existem falhas, mas as agências avisaram os segurados. Tenho certeza que o empenho foi feito, mas infelizmente a retomada (deste serviço) se dará após vistoria (nas unidades) — afirmou.
Segundo a superintendente, os serviços de perícia médica estavam com agendamento aberto, mas os atendimentos não puderam ser feitos em razão de outros requisitos considerados de "suma importância, que não tivemos como providenciar".
— Na vistoria feita pelos peritos nas agências, algumas coisas importantes foram levantadas. Serão feitas novas vistorias hoje, terça e quarta-feira — disse.
Mais cedo, em entrevista ao programa Atualidade, também na Rádio Gaúcha, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, pediu desculpas aos beneficiários. Segundo ele, as unidades que não tiveram atendimento nesta segunda-feira estão passando por adequações para atender os protocolos referentes à pandemia de coronavírus e de segurança dos profissionais e segurados.
— Temos que pedir desculpa a essas pessoas. Não tem outra palavra. Serão feitas inspeções entre hoje e quarta-feira nas agências que já estão aptas e, assim que forem liberadas, poderão ser reagendadas as perícias — disse Rolim.