Quem aguarda por promoções para comprar vestuário, móveis, eletrodomésticos ou eletrônicos terá uma boa oportunidade para analisar ofertas na Capital. Começa nesta sexta-feira (14) e vai até o próximo dia 22 o Liquida Porto Alegre, tradicional período de descontos que mobiliza comércio de rua e shoppings. Nesta edição, a adesão de lojistas é recorde, chegando a 5,2 mil cadastros — aumento de 15,5% em relação a 2019. As promessas são de descontos de até 70%. O evento foi lançado nesta quinta-feira (13), em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal.
— Percebemos um aumento da confiança entre os consumidores e isso deve ser revertido em maiores vendas nesta edição — afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva.
— Há um amplo movimento, que vem de todos os lados e busca criar/manter empregos, distribuir renda e melhorar a autoestima de uma cidade que foi perdendo a sua beleza e agora está se recuperando — destaca o prefeito, Nelson Marchezan.
Para auxiliar os consumidores a conhecerem as promoções, foi criado este site especial para o evento, no qual a população poderá localizar as lojas participantes e filtrar por segmento, bairro ou shopping. Uma das preocupações da CDL é garantir que os descontos anunciados sejam verdadeiros. Para isso, os consumidores que desconfiarem que alguma promoção não procede podem fazer a reclamação neste site do Liquida. A organização verificará e fará contato com o lojista.
Outra novidade é a participação maciça do setor de serviços, com promoções em bares e restaurantes (com 311 novos estabelecimentos cadastrados em relação ao evento anterior) e salões de beleza (302 adesões), por exemplo. Além do comércio tradicional, as promoções estarão também nos sites do comerciantes envolvidos.
Para o economista-chefe da CDL-POA, Oscar Frank, alguns indicadores apontam para a aceleração das vendas do comércio em 2020, e a intenção com esta edição do Liquida é ampliar as oportunidades de consumo na Capital em um período tradicionalmente de baixas vendas — atraindo, inclusive, clientes de outras cidades gaúchas.
— Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Rio Grande do Sul mostram que a receita bruta do varejo cai, em média, 15,3% em fevereiro em comparação com o arrecadado ao longo de um ano inteiro. O Liquida é uma oportunidade para amenizar esta queda pelo menos em Porto Alegre —afirma Frank.
Alguns números do 24º Liquida Porto Alegre
- Os bairros com maior concentração de lojas com promoções são Centro Histórico (830), Floresta (307), Passo D´Areia (297) e Cristo Redentor (171).
- Segmentos com maior número de lojas com ofertas: moda e acessórios (1.046), casa e decoração (438), farmácia (368) e alimentos e bebidas (311).
- 2,2 mil lojas que não participaram no ano passado se cadastraram para 2020.
- 940 participantes estão localizadas em shoppings centers (18%).
Sete dicas para fazer bons negócios
- Ainda que encontre uma promoção tentadora, não deixe de pesquisar em outras lojas. Aproveite a briga de preços para barganhar entre concorrentes, o que, quem sabe, possa render desconto ainda maior ou um brinde.
- O Liquida pode ser uma ocasião para garantir um "estoque" de presentes para o primeiro semestre. Aproveite os descontos para comprar lembranças para aniversários de criança ou de colegas de trabalho, por exemplo, em que os presentes possam ser mais impessoais.
- Antes de aproveitar um desconto anunciado, verifique em sites de acompanhamento de preços se os valores são realmente vantajosos. Os portais Buscapé e JáCotei comparam preços entre diferentes lojas e apresentam um histórico de até 12 meses.
- A internet é uma boa ferramenta de pesquisa de preços mesmo quando a compra é presencial, pois pode indicar onde é mais vantajoso fazer a encomenda. Os sites costumam ter preços mais baixos, mas as lojas físicas trazem a vantagem de ver o produto de perto, experimentar e levar para casa na hora.
- Se não houver vantagem pelo pagamento à vista, o parcelamento pode ser uma boa opção, principalmente para itens mais caros, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Pagando em várias vezes, se reduz o risco de esgotar todo orçamento do mês em consumo.
- Não é demais lembrar: guarde os recibos e as notas fiscais de tudo o que comprar para o caso de precisar trocar. No afã de aproveitar as ofertas, é maior a possibilidade de escolher o tamanho errado ou se arrepender de alguma compra.
- Observe seus direitos ao fazer a compra. Mesmo com desconto, lojistas não podem fazer venda casada, quando condiciona a aquisição a outro produto ou serviço. Além disso, a troca é obrigatória apenas quando o produto apresentar defeito (cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor a trocar).
Fontes: Camila Bavaresco e Rebeca Toyama, especialistas em educação financeira