Tradicional período de ofertas da Capital, o Liquida Porto Alegre será realizado ao longo de 10 dias em fevereiro e promete descontos de até 70% no comércio de rua e nos shoppings. Apesar das promoções, é preciso estar atento para não acabar se endividando.
A consultora financeira Camila Bavaresco avalia que o Liquida é uma boa oportunidade para compras planejadas, como eletrodoméstico e eletrônicos, quando as pessoas acompanham os preços há mais tempo e conseguem avaliar a qualidade do negócio. Ela destaca ainda que comércio de vestuário costuma ter boas promoções no período, o que também é um risco para compras por impulso.
– A primeira análise que o consumidor deve fazer é se o negócio vale a pena, comparando preços, e depois terá de calcular se o valor cabe no orçamento. É importante evitar endividamento com uma compra que não é essencial – recomenda a consultora.
A data específica do início da promoção e detalhes serão divulgados na manhã desta quinta-feira (13), em evento de lançamento, no entanto já se sabe que a participação de lojistas em 2020 será a maior das 24 edições do evento – no ano passado, foram 4,5 mil adesões.
– Há um otimismo grande entre os comerciantes e consumidores em razão das expectativas positivas com a economia – afirma Irio Piva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), realizadora do evento.
Uma novidade nesta edição é a participação maciça do setor de serviços, com promoções em bares, restaurantes, salões de beleza e concessionárias de veículos, por exemplo. Uma das principais preocupações da CDL é garantir que os descontos anunciados serão verdadeiros, evitando, por exemplo, contaminação da má fama que a Black Friday recebeu em edições anteriores.
– Isso é fundamental para a credibilidade ao evento e para que os lojistas aproveitem o Liquida para fidelizar seus clientes – reforça Piva.
Para isso, a CDL tem enviado material explicativo aos lojistas e movimentado uma campanha junto aos novos participantes. Também irá estimular os consumidores a acessarem o site da promoção para contatar os organizadores.
– Temos tudo para ter um volume de vendas acima ao do ano passado, inclusive com setores vendendo mais do que o período de Natal, como móveis e colchões – afirma o dirigente.
Sete dicas para fazer bons negócios neste Liquida Porto Alegre
- Ainda que encontre uma promoção tentadora, não deixe de pesquisar em outras lojas. Aproveite a briga de preços para barganhar entre concorrentes, o que, quem sabe, possa render desconto ainda maior ou um brinde.
- O Liquida pode ser uma ao ocasião para garantir um "estoque" de presentes para o primeiro semestre. Aproveite os descontos para comprar lembranças para aniversários de criança ou de colegas de trabalho, por exemplo, em que os presentes possam ser mais impessoais.
- Antes de aproveitar um desconto anunciado, verifique em sites de acompanhamento de preços se os valores são realmente vantajosos. Os portais Buscapé e JáCotei comparam preços entre diferentes lojas e apresentam um histórico de até 12 meses.
- A internet é uma boa ferramenta de pesquisa de preços mesmo quando a compra é presencial, pois pode indicar onde é mais vantajoso fazer a encomenda. Os sites costumam ter preços mais baixos, mas as lojas físicas trazem a vantagem de ver o produto de perto, experimentar e levar para casa na hora.
- Se não houver vantagem pelo pagamento à vista, o parcelamento pode ser uma boa opção, principalmente para itens mais caros, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Pagando em várias vezes, se reduz o risco de esgotar todo orçamento do mês em consumo.
- Não é demais lembrar: guarde os recibos e as notas fiscais de tudo o que comprar para o caso de precisar trocar. No afã de aproveitar as ofertas, é maior a possibilidade de escolher o tamanho errado ou se arrepender de alguma compra.
- Observe seus direitos ao fazer a compra. Mesmo com desconto, lojistas não podem fazer venda casada, quando condiciona a aquisição a outro produto ou serviço. Além disso, a troca é obrigatória apenas quando o produto apresentar defeito (cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor a trocar).
Fonte: Camila Bavaresco e Rebeca Toyama, especialistas em educação financeira.