A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de 2019. Ao todo, R$ 5 bilhões serão creditados, dos quais R$ 2,36 bilhões serão pagos a idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda venha do ensino.
O contribuinte que deseja saber se foi contemplado pode acessar este link, ou ligar para o Receitafone, no número 146. O órgão oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones. Para conferir o valor que entrará na sua conta, é necessário criar um login no Portal e-CAC – Central Virtual de Atendimento, neste link, na página da Receita, e gerar um código de acesso. Veja o passo a passo:
1. Entre no Portal e-CAC, preencha seu CPF, senha e o código de acesso (caso já tenha cadastro). Se ainda não tiver cadastro, clique em "Saiba como gerar o código de acesso" e preencha um pequeno formulário. Serão pedidos dados pessoais como data de nascimento, números de CPF e dos recibos de entrega das duas últimas declarações. Estes números são encontrados nos comprovantes de entrega impressos ou salvos em PDF ou ainda nos programas de declaração correspondentes a cada ano, que devem estar baixados no seu computador, na pasta "Declarações Gravadas".
2. Será aberta uma tela com várias opções para obter informações sobra sua situação cadastral junto à Receita. Vá em "Declarações e Demonstrativos" e, depois, clique em "Extrato de Processamento da DIRPF".
3. Serão listadas todas as suas declarações originais e retificadoras. Na coluna "Situação", você saberá se a declaração já está contemplada em algum lote de restituição. Se constar a declaração como "Processada", significa que a declaração foi reconhecida como correta pela Receita, e o valor estará no próximo lote de restituição. Neste caso, clique na lupa para saber qual valor será depositado. Caso sua declaração ainda não tenha sido contemplada nos lotes liberados, constará a informação "Processada-em fila de restituição" e será necessário aguardar os próximos lotes.
4. Quando houver valor a restituir, este constará em "Imposto a Restituir", dentro da caixinha com a lupa clicada anteriormente. Este valor é pago com correção da Taxa Selic proporcional ao número de meses em que a restituição aguardou a liberação, informação que constará no quadro inferior. Por fim, mais abaixo, em "Observações", o contribuinte já incluído em lotes de pagamento saberá a data do depósito e em qual banco será feito.