Nesta quinta-feira (7), primeiro dia para entregar o Imposto de Renda 2019, 17 mil gaúchos enviaram suas declarações até as 11h. A informação é da Receita Federal. Em todo o país, 254.903 declarações foram enviadas no mesmo período por meio dos programas da Receita. O preenchimento pode ser feito pela internet (baixando o programa no site da Receita Federal) ou no aplicativo da Receita para tablets ou smartphones – veja neste link como baixar.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, o auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano. O prazo vai até 30 de abril. A Receita tira dúvidas neste site. Você também pode conferir um passo a passo para fazer a declaração pelo computador neste link.
O contribuinte que não enviar a declaração ou entregá-la fora do prazo terá de pagar uma taxa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido. Já as restituições começam a ser pagas em junho e seguem até dezembro. Quem entrega os documentos antes tem mais chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.