A cozinheira Ana Setembrina Vieira, 66 anos, prepara o bolso quando a Páscoa se aproxima. Ela tem cinco filhos, cinco netos e quatro afilhados. Aos netos e afilhados, dá caixas de bombom, enquanto os filhos ganham ovos.
— Gostaria de dar ovos para todo mundo. Mas, aí, a conta ficaria muito alta — diz Ana.
Na tarde desta terça-feira (26), ela peregrinou pelo Centro de Porto Alegre para comparar preços e procurar promoções.
As compras, mesmo, fará mais perto da celebração, em 21 de abril. Até lá, a expectativa de Ana e de outros consumidores é de que mais supermercados espalhem parreiras de chocolates, ampliando as opções – nesta terça, ainda eram poucos estabelecimentos preparados para a data.
A vendedora Rutieli Correa dos Santos, 25 anos, também coloca a lupa sobre barras e caixas de bombons para presentear os afilhados. Ovos, apenas para um ou outro parente.
— A diferença de preços é muito grande — argumenta.
Vale a intenção
A preferência leva em conta a economia ao se comparar tabletes ou bombons com ovos. Levantamento da reportagem mostra que um ovo pode custar, proporcionalmente, até 4,9 vezes mais do que a barra.
— Comprar barras é uma boa alternativa para não estourar o orçamento. O certo é a pessoa listar quais familiares ou amigos irá presentear e ver o que pode comprar para cada um sem ultrapassar seus limites — sugere a consultora financeira Camila Bavaresco.
A boa notícia é que, neste ano, os preços dos chocolates subiram menos do que a inflação em relação à Páscoa de 2018. Segundo levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os valores estarão em média 2,7% mais altos. Nos últimos 12 meses, a inflação oficial (IPCA) foi de 4,2%. Conforme a Agas, os tabletes, caixas de bombons e ovos menores deverão se destacar nesta Páscoa, a exemplo do registrado no ano passado.
— A simbologia é mais importante do que o tamanho do chocolate. Por isso, os gaúchos deverão adquirir mais itens, mas com menor valor agregado — afirma o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Dicas para não gastar demais
- Faça uma lista das pessoas que pretende presentear, estipule um valor total a ser gasto e planeje os presentes para cada um sobre este cálculo.
- Evite levar crianças às compras. Com lojas coloridas e cheias de enfeites, elas podem fazer pedidos bem mais caros do que o seu bolso comporta.
- Ovos associados a personagens famosos, assim como ovos com brinquedos, costumam ser ainda mais caros. Avalie com atenção se este tipo de gasto vale a pena.
- Se estiver com o orçamento estrangulado, faça doces caseiros e os coloque em enfeites como cestinhas ou casca de ovos — que também podem ser artesanais.
- Esteja ciente que os chocolates em barras e caixas de bombom custam cerca de cinco vezes menos do que os ovos. Ou seja, pelo preço de um ovo, você poderia presentear cinco pessoas com barrinhas.
- Use a internet para pesquisar preços dos seus chocolates prediletos e evite deixar para a última hora a visita ao supermercado, sob o risco de perder promoções ou ter de fazer as compras às pressas, atropelando o planejamento.
Como serão as compras
- Os gaúchos vão gastar, em média, R$ 206 nas compras de produtos para a Páscoa em supermercados.
- A expectativa de crescimento nas vendas pelos empresários do setor é de 5,2% em relação à Páscoa de 2018.
- Filhos serão os mais presenteados: 61,5% dos entrevistados afirmaram que irão presentear os filhos, seguido de marido/esposa (38)%, pais/avós (28%) e netos/bisnetos (24,5%).
- A maioria dos gaúchos pretende realizar as compras de Páscoa na semana que antecede a data (83,5%), sendo que, deste percentual, 34% pretendem comprar no domingo de Páscoa ou na véspera.
Fonte: Pesquisa de Páscoa da Agas