O trabalhador que deseja consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não precisa esperar receber o extrato bimestral em casa ou se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. É possível fazer a consulta por um aplicativo, pela internet e obter as informações por SMS.
Com a provável liberação de saques do FGTS — que pode ser anunciada nesta quinta-feira (18) —, confira abaixo como verificar seu saldo em cada plataforma, além dos meios tradicionais. A projeção do governo é de que a medida injete R$ 42 bilhões na economia. A liberação valeria tanto para contas ativas quanto para inativas.
Aplicativo
1- Baixe o aplicativo "FGTS" disponível na Google Play, na APP Store e na Windows Store.
2- Clique em "primeiro acesso" e na próxima tela clique em "aceitar".
3- Coloque o Número de Identificação Social (NIS), que se refere ao número de inscrição social que pode ser obtido nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, cartão do cidadão ou junto ao empregador, e depois selecione "continuar".
4- Preencha as seguintes informações: nome do beneficiário, nome da mãe e do pai, data de nascimento, município de nascimento, CPF, carteira de identidade e título de eleitor. Então clique em "próximo".
5- Escolha sua senha e selecione "cadastrar".
6- Faça login.
7- Coloque os dados do seu endereço.
8- Suas contas e saldos aparecerão na tela, clicando em cada conta você pode visualizar seu extrato detalhado. É possível salvar o extrato em arquivo PDF.
9- No menu, que fica no canto superior esquerdo, é possível encontrar postos de atendimento mais próximos, por meio do seu endereço cadastrado ou da sua localização atual e consultar os extratos quando quiser.
Extrato na internet
1- Acesse o site, insira o Número de Identificação Social (Nis) — Programa Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pis/Pasep) —, CPF ou e-mail e uma senha para cadastro.
2- A tela de Extrato do FGTS exibirá as contas vinculadas ao FGTS para o NIS (Pis/Pasep) informado, contendo os seguintes dados da conta: dados cadastrais do empregador e do empregado, data da última atualização realizada no saldo, o saldo e todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente e os seis meses anteriores.
3- No Extrato completo são apresentadas todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS/Pasep informado, o saldo atualizado e todos os lançamentos das contas de FGTS desde o primeiro depósito.
Mensagem via celular
Fazendo cadastro neste site você pode escolher receber informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS por SMS. Os avisos informam sobre valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. Com a adesão do serviço por SMS, você deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa.
Agências da Caixa
O trabalhador pode ainda fazer a consulta em terminais de autoatendimento e agências da Caixa, mesmo que não seja cliente do banco. O acesso pode ser feito usando um Cartão Cidadão ou o número PIS.
Internet banking da Caixa
Clientes do banco também conseguem consultar seu FGTS por meio do internet banking da Caixa. Trabalhadores que tiverem problemas com os acessos ou dúvidas podem entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800-726-0207.