Começa nesta terça-feira (1º), em Lavras do Sul, feira que promete tornar o Rio Grande do Sul uma referência no circuito do agronegócio sustentável. Será a primeira edição do Universo Pecuária, com programação que se estende até o próximo domingo (6).
Mais do que oportunizar negócios, o objetivo do evento é trazer para o debate um tema que se tornou inerente à cadeira produtiva da pecuária. Nos dias de hoje, não basta produzir mais. É preciso que o modelo de produção esteja alinhado a práticas que respeitem o meio ambiente.
— O Universo Pecuária foi desde o início montado para ser uma feira de negócios, mas pautado nos temas que regem a pecuária sustentável, com a economia verde, o mercado do crédito de carbono e a valorização das boas práticas como pautas principais, e não a produção só pelo lucro, mas com responsabilidade — diz Davi Teixeira, coordenador do evento.
O encontro será uma oportunidade para mostrar o que vem sendo feito no campo por meio de iniciativas sustentáveis consolidadas e de tornar a temática mais presente entre os produtores. Pela ousadia do tema e pelo porte, o Universo Pecuária já nasce grande, segundo os organizadores.
— Nossa proposta já nasceu para ser um evento enorme. É uma responsabilidade grande, mas com os parceiros todos que temos, acredito que vamos estar dentro do esperado e atendendo as expectativas. Temos que dar a oportunidade do conhecimento, trazer a sustentabilidade para dentro das propriedades e agregar isso ao produtor rural — diz Francisco Abascal, presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, uma das entidades que realiza a feira.
Com hospedagem praticamente esgotada em Lavras do Sul e nos municípios próximos devido à grande procura, a expectativa é de atrair público e produtores de todo o Estado. Cerca de 2 mil pessoas por dia são esperadas no espaço que sediará o evento. O parque de exposições Olavo de Almeida Macedo recebeu ajustes para receber tanta gente.
Abascal diz que o local passou por reformulações para acomodar o público esperado, com instalação de estruturas temporárias para abrigar as diversas atividades previstas. A área contará com arenas para palestras, praça de alimentação, espaço para exposição de máquinas e equipamentos, além das tradicionais pistas de remates e estacionamento amplo.
Polo da pecuária, a comercialização de animais faz de Lavras da Sul uma das principais praças de negócios do Estado. Somente neste ano, os leilões devem gerar faturamento de R$ 200 milhões, com a venda estimada de 60 mil animais a partir da batida de martelo no município.
Três grandes remates de ventres e de terneiros estão na programação do Universo Pecuária, um deles comandado por mulheres. Serão quase 2 mil animais ofertados exclusivamente por fazendas geridas por produtoras rurais, numa das atividades mais aguardadas da edição.
— A nossa expertise é fazer remate. Sem dúvida, teremos mais uma grande temporada — completa Abascal.
Outros destaques da programação envolvem circuito de palestras, saídas a campo e, claro, discussões sobre sustentabilidade no setor. As atividades estarão concentradas em três grandes áreas, sendo elas a Arena do Conhecimento, com os fóruns temáticos, a Arena de Negócios, com as comercializações acontecendo durante a feira, e a Arena de Inovação, com startups apresentando as suas soluções.
A trilha da pecuária sustentável promete ser outro ponto alto da feira. A experiência mostrará os passos da produção pecuária sustentável a partir de um roteiro imersivo. Já o dia de campo terá visitas a fazendas da região para mostrar o melhoramento do campo nativo e a integração lavoura-pecuária na prática. A programação completa pode ser acessada no site da feira.
— Serão vários eventos simultâneos. Como em uma grande feira, o público vai poder escolher o que estará assistindo porque são multiespaços no parque — diz Davi Teixeira.
A entrada para o Universo Pecuária é gratuita. Os portões do parque ficam abertos das 8h às 19h.
Veja alguns destaques da programação
1º/11
- 9h — Abertura oficial
- 9h50min — Painel Campo em Debate, com mediação da colunista Gisele Loeblein, de GZH
- 15h30min — Feira de terneiros
2/11
- 8h — Seminário o Pampa e o Gado
- 14h — Encontro gaúcho de empresas leiloeiras
- 17h — Mulheres que inspiram: narrativas de luta, com Elizabeth Lemos e Elizabeth Cirne Lima
3/11
- 13h — Dia de campo com visita a propriedades da região
- 13h30min — Fórum Comunicação e Marketing no Agronegócio, com palestras da influenciadora digital Camila Telles e de Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
- 15h30min — Remate Mulher Agro
4/11
- 9h — Fórum Duas Safras
- 10h — Tecnologia e inovação na pecuária — rastreabilidade, blockchain e inteligência artificial
5/11
- 9h — Fórum da sustentabilidade na cadeia da carne bovina
- 15h30min — Feira de Ventres
6/11
- 8h - Fórum de turismo: oportunidades além da pecuária
- 10h – Churrasco do Universo e encerramento