Dois barramentos ilegais, que são considerados crimes ambientais, foram descobertos pela fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul e pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar nesta segunda-feira (17). As barragens ficam no Arroio Divisa, entre Geribá e Barro Vermelho, e no Rio Irapuá, no interior do município. Foram usadas tábuas e sacos de areia para represar a água para utilizar em lavouras por conta da estiagem.
O produtor responsável pelo represamento no Arroio Divisa foi multado em R$ 5 mil. O outro, no Rio Irapuã, ainda não teve o valor da multa definido, mas pode ultrapassar os R$ 200 mil, devido a maior gravidade.
Foi dado prazo de 48 horas para que os produtores desfaçam as barreiras. Uma ocorrência policial foi registrada e, além de criminalmente, os responsáveis também responderão nas áreas civil e administrativa, já que é necessária licença para a captação de água para irrigação de lavouras.
A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e a Patrulha Ambiental retornarão aos locais para verificar se as barragens foram desfeitas. Além disso, também darão continuidade às verificações em outros locais. Para isso, é utilizado um drone, já que com o baixo nível dos rios não é possível a navegação.