À primeira vista, os irmãos Saile Farias, 32 anos, e Cesar Farias, 29 anos, não demonstram a experiência acumulada. Sócios em indústria de fertilizante organomineral, no interior de São Paulo (SP), inspiram jovens por meio das redes sociais a serem protagonistas de suas histórias – assim como eles foram quando desafiados por problemas financeiros, após a frustração da família com lavouras de algodão.
Há 10 anos, na época formada em Química Industrial, Saile criou uma escola de curso profissionalizante para o setor de açúcar e álcool – ramo em que trabalhou durante a faculdade para pagar os estudos. Com a ajuda do irmão, abriram em Pirapozinho (SP) a Sucrotech, voltada a formar profissionais como operador de caldeira e empilhadeira.
– Na época, estávamos até com o nome sujo. Fomos com a cara e a coragem – lembra Cesar.
Com a renda da escola, que chegou a ter 175 alunos, os irmãos conquistaram o canudo de Agronomia juntos, em 2012. Naquele ano, decidiram partir para Sorriso (MT) – município com a maior área de soja no Brasil. Lá, Saile foi professora universitária e representante comercial de fertilizantes, junto com Cesar.
Dois anos depois, foram desafiados novamente – desta vez pelo desejo de empreender. Voltaram para o interior de São Paulo para abrir a Fertigan, empresa de fertilizante à base de esterco, macronutrientes e micronutrientes. Saile começou a lecionar nos cursos de Agronomia e Agronegócios da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente, onde as redes sociais entraram na vida dos irmãos.
– Os alunos sempre me pediam para levá-los juntos nas nossas idas a campo, pela empresa. Então um dia perguntei, vocês não estão sempre no celular? Vamos criar uma página então – lembra Saile.
Nasceu no Instagram o Jovens do Agro, criado inicialmente para os alunos da turma. Dois anos depois, a página conta com 24,6 mil seguidores. Neste ano, os irmãos foram procurados por multinacionais para participar de eventos e dar palestras sobre empreendedorismo e liderança.
– Os jovens precisam ser estimulados a ter responsabilidades desde cedo – resume Saile.