Por que uma cantora de funk pode falar do agro? Foi a partir desse questionamento que a relações públicas e filha de produtores rurais Camila Telles, 26 anos, resolveu fazer paródia de uma música da Anitta:
– Se ela, que não conhece o agro, pode falar sobre o agro, eu, que não sei cantar, posso cantar.
Bastou o vídeo de 2 minutos e 42 segundos cair nas redes, no dia 7 de agosto, para que o número de seguidores de Camila no Instagram saltasse de 6 mil para 25 mil – em menos de 48 horas. No Facebook, teve 1 milhão de visualizações.
Na paródia, Camila canta “Prepara que agora é hora de conhecer o agro, que veste, que move um país desnaturado, que só fala mal sem conhecer a real e fica de fora da verdade”.
– Escrevi em 40 minutos. Decorei e gravei. Antes de postar, mandei para minha irmã e melhor amiga – lembra a jovem, natural de Cruz Alta, na Região Noroeste.
Um mês depois, veio a resposta ao apresentador Fábio Porchat, do canal GNT. No vídeo, a jovem apresenta dados técnicos de impactos ambientais para contrapor os participantes do programa, incluindo a chef de cozinha e nutricionista Bela Gil. A postagem fez o número de seguidores de Camila dobrar, chegando à marca de 50 mil.
O último salto, que a levou a 70 mil seguidores em outubro, foi quando rebateu novamente a cantora Anitta – que gravou um vídeo incentivando as pessoas a não tomarem leite.
– Ser digital influencer nunca foi objetivo, foi consequência dos meus desabafos em defesa do agro, que está presente na minha vida muito tempo antes da paródia da Anitta – relata a jovem que, junto com a família produtora de grãos, cultiva hortaliças hidropônicas.
A transformação no dia a dia de Camila foi tanta que em novembro deixou a assessoria de comunicação na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Em poucos meses, foram mais de 30 convites para palestras, coberturas e participações em eventos.
Neste mês, Camila mudou-se para Curitiba (PR) para trabalhar na AgroBravo, empresa voltada a roteiros técnicos do agronegócio em diversos países. Em 2020, planeja criar uma agência de comunicação, além de webséries no YouTube.
– Ainda falta uma comunicação mais eficiente de dentro para fora do agro. Vou continuar respondendo a polêmicas e focando na produção de conteúdo de qualidade, inclusive internacional, mostrando nossa realidade para outros países – resume a agroinfluencer.