Aos 14 anos, Andrei Weber se autointitula um agroyoutuber. Somando 38,4 mil seguidores no seu canal e 52 mil no Facebook, o menino virou celebridade no sudoeste do Paraná após gravar um vídeo despretensioso no meio da lavoura de soja. E, antes mesmo de concluir a educação básica, já tem os estudos garantidos em bolsa oferecida por uma universidade de Sorocaba (SP).
– Quero fazer Agronomia – conta o menino, filho único de um casal de pequenos produtores rurais.
Na gravação de um minuto, feita em fevereiro de 2017, falou da expectativa de colher 140 sacas de soja por alqueire (o equivalente a 2,42 hectares) e da saudade de uma menina com quem teve “uns rolinhos de nada” e que “a saudade fica, vocês sabem”.
O sotaque carregado e a voz grave do menino, na época com 12 anos, ajudaram a viralizar o vídeo na internet. Foram quase 2 milhões de visualizações e mais de 17 mil compartilhamentos.
– Eu tinha um celular tijolinho, sem internet. Ganhei um smartphone do meu padrinho e fui na lavoura gravar o primeiro vídeo – lembra Andrei, que já sabe dirigir trator e máquinas agrícolas.
Cinco meses depois de a gravação viralizar, uma empresa de fertilizantes procurou o menino para o primeiro patrocínio. O sucesso na internet o levou para o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, por duas vezes. Desde então, já fechou parceria para ações com sete multinacionais de insumos agrícolas – grande parte em feiras agrícolas como o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e a Expointer, em Esteio.
Tudo é acompanhado de perto pelos pais Maira Inêz Canova e Ederson Roberto Weber – que cultivam 25 hectares de soja, milho, trigo e tabaco em Planalto (PR).
– Nos revezamos. Em uma viagem eu vou, em outra, o Roberto. Estamos sempre perto para orientá-lo – conta Maira Inêz.
Andrei grava de três a quatro vídeos por mês, falando da sua rotina no campo e o desenvolvimento do cultivo de grãos.
– Muito do que sei das lavouras aprendi com meu pai e na internet. Quero saber mais, aprender a parte técnica da produção também – planeja o menino.