Responde: Dr. Valter Casarin, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e coordenador Científico do Nutrientes Para a Vida (NPV)
A resposta é sim. O que determina a qualidade nutritiva de um morango é a disponibilidade dos nutrientes para seu pleno desenvolvimento, o que está relacionada com a presença destas substâncias no solo. Isto significa que ele deve oferecer esses nutrientes em quantidades suficientes para o morango.
Quando uma planta é cultivada em local de baixa fertilidade, sua composição nutritiva será mais pobre quando comparado com outro morango, de mesma variedade, mas em outro sistema que ofereça alta fertilidade. Podemos dizer que o estado nutritivo de um morango é dependente do solo onde está sendo cultivado. Além dos nutrientes, a oferta de água e luz são fundamentais para essa qualidade.
Neste sentido, podemos entender a função que os fertilizantes minerais e/ou orgânicos têm em fornecer as substâncias que faltam no solo, sendo assim o meio mais rápido e barato para aumentar a produção de alimentos e garantir alimentos mais nutritivos. Em uma agricultura sustentável, os nutrientes removidos pelas culturas devem ser repostos. Os fertilizantes devolvem as substâncias exportadas pela colheita, devolvendo o equilíbrio do solo.