— Todo mundo tem o dedo verde. Todos sabem plantar, especialmente as mulheres, que começaram a agricultura no mundo — afirma Danusa Lobo, agricultora ecológica da Aldeia da Fraternidade.
Um dos problemas, segundo a agricultora ecológica, é a baixa qualidade da terra e das plantas. Confira as dicas para garantir alimentos e temperos à mesa.
— Faça uma composteira com seus resíduos orgânicos com um minhocário em casa ou apartamento, assim transforma seu lixo em um rico adubo! Após o processamento, misture com terra e areia para formar o composto, que é rico em nutrientes para as plantas.
— Compre a planta em estágio inicial. Transplante para um vaso maior, preencha o recipiente com o composto e cubra com cobertura de solo (folhas e galhos triturados, por exemplo). Deixe em ambiente com baixa insolação até a planta se aclimatar. Lembre-se que a maioria dos vegetais fica em estufas fechadas, com controle de iluminação.
— Cuidado com a irrigação — coloque o dedo na terra e esfregue os dedos. Se sujar, está úmido. Se ficar limpo, está seco. Neste caso, coloque mais água, mas sem encharcar.
— As pragas atacam as plantas que não estão sadias. Assim como as pessoas, quando baixa a imunidade. Os vegetais precisam de macro e micronutrientes, que não estão presentes em terra preta, daí a importância do minhocário.