A fartura comumente desejada para o ano novo que se inicia costuma estar representada à mesa da virada. A variedade de alimentos ofertada na ceia não precisa, no entanto, ser sinônimo de excesso — seja para o estômago ou para o bolso. Nutricionista e extensionista da Emater há 13 anos, Leila Ghizoni dá dicas de como celebrar a data com equilíbrio. Confira algumas sugestões.
Produtos da estação
Primar por frutas frescas e da estação é uma das recomendações. Leila cita alguns exemplos, como pêssego, figo, uva, morango, romã. Os alimentos de da época, explica a nutricionista "agregam mais e concentram o valor nutritivo, quando dentro da sua sazonalidade.
Além das frutas, os legumes, as folhosas, que têm essa questão das fibras, a quantidade e a diversidade dos minerais e das vitaminas importantes para o equilíbrio do corpo.
— Principalmente em períodos assim, quando fugimos um pouco do habitual, da alimentação do dia a dia. Então, é bem importante esse acesso a esses alimentos — explica a nutricionista.
Sobre a tarefa desempenhada na Emater, ela explica:
— Temos sempre de pensar desde o início, como é produzido esse alimento, o que as pessoas têm de acesso, trabalhar a questão da educação alimentar com o público.
Compra próxima
Dentro dessa lógica de colocar à mesa alimentos mais frescos, leves e da estação, as feiras de produtores são uma boa opção para a compra.
— A gente consegue adquirir diretamente de quem produz e também estamos contribuindo para a geração de renda — lembra a nutricionista da Emater.
Importados
A orientação é sempre tentar incluir frutas e ingredientes "daqui". Mas se for consumir importados, é importante prestar atenção, por exemplo, na certificação desses alimentos e buscar em fontes confiáveis, olhar o rótulo.
Hora da refeição
A tradição aponta para a ceia na hora da virada, ou seja, à meia-noite, mas Leila lembra que é importante ter equilíbrio, e o cuidado com os horários da rotina fisiológica do corpo. Uma opção é consumir a janta um pouco mais cedo e deixar para a hora da virada o brinde.
Tim-tim
A dica de ouro para a noite e o dia seguinte à virada é: beber bastante água, para ir repondo o líquido corporal. Espumantes são as estrelas do Ano Novo, e o cardápio da produção gaúcha é vasto. Tem para todos os gostos, inclusive os sem álcool.
Leila salienta que, além das tradicionais, existem opções para o brinde como a água saborizada e a kombucha.