Campo e Lavoura

Brinde com história

Vinhos da Campanha ganham carta especial em restaurante de Porto Alegre

Associação de vinícolas desenvolveu ação de marketing com informações das bebidas que harmonizam com os pratos da casa

Isaias Mattos / Divulgação/ Vinhos da Campanha
Roberto Majó de Oliveira, do restaurante Barbanegra, é um entusiasta da produção do Rio Grande do Sul

Brindar com vinho produzido na Campanha. Desde janeiro, consumidores de um restaurante na Capital podem viver essa experiência. O motivo? Uma iniciativa da Associação de Vinhos da Campanha para valorizar os produtos de sete vinícolas boutiques.

Hoje, o palco do projeto é o restaurante Fazenda Barbanegra, em Porto Alegre. Lá, quando as pessoas vão escolher o que beber, deparam com uma carta diferenciada e atendimento qualificado. A Seleção Especial Vinhos da Campanha Gaúcha, com 21 rótulos, narra a história das vinícolas e traz informações do terroir da região. Além disso, a equipe de atendimento é treinada para combinar o sabor dos vinhos com a parrilla — prato principal do local. 

— Contamos a história das propriedades para que as pessoas possam se aproximar dos produtores e se sintam mais confortáveis em consumir um vinho que conhecem a procedência — explica Victoria Mercio, diretora de marketing da Associação de Vinhos da Campanha, que reúne 17 vinícolas. 

A carta, segundo Victoria, também é um convite para conhecerem as rotas de vinhos da região.   

— Os produtores estão de porteiras abertas para receber os consumidores e contar como seus vinhos são feitos — afirma Victoria. 

A iniciativa conta com assessoria de um sommelier, que seleciona os rótulos para harmonizar com o cardápio do Barbanegra. Segundo Victoria, esse trabalho, somado ao conhecimento dos garçons, é fundamental para as vendas. A expectativa, de acordo com a diretora de marketing, é que em breve outros restaurantes — independentemente de sua culinária — também adotem a carta de vinhos da Campanha. 

Débora Kellerman / Divulgação
Rótulos das sete vinícolas que fazer parte do projeto da Associação de Vinhos da Campanha, no restaurante Barbanegra

Pela valorização do produto brasileiro

Entusiasta da produção gaúcha, o proprietário do restaurante Fazenda Barbanegra, Roberto Majó de Oliveira, conta que, antes da carta fazer parte do menu, os vinhos representavam 5% do total das vendas e, apenas dois meses depois passaram a simbolizar 35%. Além disso, a opção mais comum era pela bebida importada. 

— Precisamos retirar do consumidor o preconceito. A qualidade do vinho brasileiro e sua produção evoluíram muito nos últimos anos — afirma Oliveira.

As pessoas se encantam com o que está dentro das garrafas mas, principalmente, buscam também o que está no entorno delas.

DIEGO BERTOLINI

Gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)

Quando a região da Campanha estiver consolidada por sua qualidade de produção, os rótulos passarão a ser mais conhecidos, avalia o gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, destacando a importância da ação conjunta das vinícolas. Além disso, contar a história das propriedades atrai o consumidor.

— As pessoas se encantam com o que está dentro das garrafas mas, principalmente, buscam também o que está no entorno delas — detalha Bertolini.

O Ibravin tem projetos específicos para valorizar o vinho brasileiro, como o programa Qualidade na Taça, que começou em 2014. São aulas online, treinamentos presenciais e degustação com harmonização. O objetivo é qualificar o atendimento, ampliar a cultura do vinho e a comercialização dos produtos junto aos pequenos negócios. Mais de 3 mil restaurantes já foram qualificados pela iniciativa. 

Colaborou Leticia Szczesny

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