Brindar com vinho produzido na Campanha. Desde janeiro, consumidores de um restaurante na Capital podem viver essa experiência. O motivo? Uma iniciativa da Associação de Vinhos da Campanha para valorizar os produtos de sete vinícolas boutiques.
Hoje, o palco do projeto é o restaurante Fazenda Barbanegra, em Porto Alegre. Lá, quando as pessoas vão escolher o que beber, deparam com uma carta diferenciada e atendimento qualificado. A Seleção Especial Vinhos da Campanha Gaúcha, com 21 rótulos, narra a história das vinícolas e traz informações do terroir da região. Além disso, a equipe de atendimento é treinada para combinar o sabor dos vinhos com a parrilla — prato principal do local.
— Contamos a história das propriedades para que as pessoas possam se aproximar dos produtores e se sintam mais confortáveis em consumir um vinho que conhecem a procedência — explica Victoria Mercio, diretora de marketing da Associação de Vinhos da Campanha, que reúne 17 vinícolas.
A carta, segundo Victoria, também é um convite para conhecerem as rotas de vinhos da região.
— Os produtores estão de porteiras abertas para receber os consumidores e contar como seus vinhos são feitos — afirma Victoria.
A iniciativa conta com assessoria de um sommelier, que seleciona os rótulos para harmonizar com o cardápio do Barbanegra. Segundo Victoria, esse trabalho, somado ao conhecimento dos garçons, é fundamental para as vendas. A expectativa, de acordo com a diretora de marketing, é que em breve outros restaurantes — independentemente de sua culinária — também adotem a carta de vinhos da Campanha.
Pela valorização do produto brasileiro
Entusiasta da produção gaúcha, o proprietário do restaurante Fazenda Barbanegra, Roberto Majó de Oliveira, conta que, antes da carta fazer parte do menu, os vinhos representavam 5% do total das vendas e, apenas dois meses depois passaram a simbolizar 35%. Além disso, a opção mais comum era pela bebida importada.
— Precisamos retirar do consumidor o preconceito. A qualidade do vinho brasileiro e sua produção evoluíram muito nos últimos anos — afirma Oliveira.
As pessoas se encantam com o que está dentro das garrafas mas, principalmente, buscam também o que está no entorno delas.
DIEGO BERTOLINI
Gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)
Quando a região da Campanha estiver consolidada por sua qualidade de produção, os rótulos passarão a ser mais conhecidos, avalia o gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, destacando a importância da ação conjunta das vinícolas. Além disso, contar a história das propriedades atrai o consumidor.
— As pessoas se encantam com o que está dentro das garrafas mas, principalmente, buscam também o que está no entorno delas — detalha Bertolini.
O Ibravin tem projetos específicos para valorizar o vinho brasileiro, como o programa Qualidade na Taça, que começou em 2014. São aulas online, treinamentos presenciais e degustação com harmonização. O objetivo é qualificar o atendimento, ampliar a cultura do vinho e a comercialização dos produtos junto aos pequenos negócios. Mais de 3 mil restaurantes já foram qualificados pela iniciativa.
Colaborou Leticia Szczesny