Artesanal, gourmetizado, saudável e prático. Os produtos do pavilhão da agricultura familiar da Expodireto-Cotrijal mantêm a tradição ao mesmo tempo em que se atualizam, seguindo as tendências do consumidor moderno.
É claro que pão colonial, erva-mate, copa e queijo ainda terão sua cadeira cativa nos estandes da feira, mas esses clássicos estarão acompanhados de alimentos que exibem ingredientes exóticos, sabores elaborados e títulos como orgânico, vegano, sem glúten e lactose.
— Há alguns anos, as pessoas levavam em conta preço, sabor e praticidade. Hoje, outros fatores também pesam na decisão do consumidor, como saudabilidade, sabor exótico e conhecimento de origem do produto — afirma Laleska Rossi Moda, analista de mercado do projeto Hortifruti, do Centro de Estuados Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP).
Pensando em realizar uma produção inclusiva, a Aura Verde, agroindústria de Pelotas e estreante na feira, aposta na produção de antepastos e molhos salgados que podem ser consumidos por veganos, celíacos e diabéticos. As conservas de cebola caramelizada com vinho e antepasto de berinjela prometem sabores sofisticados, como o agridoce.
— Encontramos um público que estava carente de produtos artesanais salgados. Assim, conseguimos criar espaço para caponatas e molhos veganos, sem glúten, lactose e conservantes — afirma a jornalista e produtora familiar Helena Gervini, proprietária da Aura Verde.
No ano passado, ela firmou parceria com a agroindústria conterrânea Colonial Funghi, especializada na produção de cogumelos shimeji e ostra. Os proprietários, que se conheceram durante outra grande feira do agronegócio — a Expointer 2018 — trazem à Não-Me-Toque uma releitura de hambúrguer para saciar o apetite por comidas no estilo fast food, só que saudável. A iguaria é feita com as duas variedades de cogumelo, farinha de arroz e muito tempero.
Naturais e práticos para conquistar consumidor
Produtos que aliam alimentos naturais à praticidade também têm aparecido na lista de compras dos brasileiros, tornando-se uma nova oportunidade de mercado para pequenos produtores.
— O consumidor quer algo rápido para consumir, mas o mais natural possível. Está crescendo muito a procura por snacks de frutas e por chips de mandioca e batata — afirma Laleska Moda, do Cepea.
A proprietária da Produtos Lilien, Clarice Rohr, de Picada Café, está atenta à tendência, e levará à Expodireto chás orgânicos, barras de cereal adoçadas com estévia ou mel e pacotes de bananas desidratadas. Quem aproveitar a feira para renovar seu estoque de lanches, encontrará entre os pequenos produtores opções naturais e de baixa caloria, em formatos práticos para degustar a qualquer lugar.
O quê: Pavilhão da Agricultura Familiar, com 182 estandes e 186 agroindústrias, do Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Secretaria de Agricultura
Onde: Parque da Expodireto-Cotrijal, em Não-Me-Toque
Quando: de 11 a 15 de março, das 8h às 18h
Produção: Letícia Paludo