No ano em que chega à 20ª edição, a Expodireto-Cotrijal vai inaugurar sua própria calçada da fama. No caso, de celebridades do mundo agro. Vinte personalidades serão homenageadas à imagem e semelhança do que é feito com artistas de Hollywood e jogadores de futebol.
— Se tem para artista, por que não pode ter para quem é reconhecido pelo trabalho no segmento? Vamos eternizar esses nomes — compara Nei César Mânica, presidente da Cotrijal.
O espaço escolhido para a colocação das placas com o símbolo de folha em bronze é o jardim central da Cotrijal. Mas até a segunda-feira, dia 11, quando começa a Expodireto, o local estará coberto, evitando estragar a surpresa. A cerimônia de inauguração da calçada da fama será logo após a cerimônia de abertura da feira.
Entre os que terão seus nomes gravados no local estão os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues, Francisco Turra e o ex-ministro dos Transportes e ex-secretário da Agricultura Odacir Klein. Dirceu Gassen, referência em pesquisa e um dos grandes disseminadores do plantio direto, que morreu no ano passado, também será lembrado no espaço, assim como o ex-presidente de Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto, falecido em 2017.
Realizada em Não-Me-Toque, no norte do Estado, a Expodireto-Cotrijal vai de 11 a 15 deste mês. Na abertura, já estão confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.