No dia 8 de março, Oyeleke Bola Job viajará 7 mil quilômetros. Sairá de Abuja, na Nigéria, em direção ao Brasil. Depois de desembarcar em São Paulo, vai encarar outro voo até Porto Alegre e mais 280 quilômetros de estrada até Não-Me-Toque, na região norte do Estado, onde ocorre a 20ª Expodireto-Cotrijal, de 11 a 15 de março. Sua missão: resolver o problema do tomate no seu país.
Job é fundador da Associação dos Produtores de Tomates e Pomares da Nigéria (Topan, na sigla em inglês). Desde 2013, o país africano marca presença na feira, mas é a primeira vez que o grupo de 15 pessoas da Topan participará do evento. Apesar de ser o 14º maior fornecedor de tomate do mundo, a Nigéria não consegue suprir sua demanda, problema que se repete em todo o continente africano. Das 2,3 milhões de toneladas que saem das lavouras da Nigéria, apenas cerca de 1,5 milhão de toneladas chega às prateleiras, o que faz aquela nação figurar também na lista dos maiores importadores do fruto. É para combater o desperdício que Job e seus colegas da Topan vêm à Expodireto.
Cerca de 45% da produção da Nigéria de tomate é perdida. Há gargalos ao longo de toda a produção: técnicas precárias de colheita, invasão de pragas, más condições de armazenamento e de transporte. Job acredita que possa encontrar soluções de tecnologia, máquinas e insumos:
– Tenho conversado com produtores brasileiros e acredito que minha visita vá resolver parte dos desafios que temos.
O fundador da Topan quer ainda apresentar o mercado nigeriano a empresários e autoridades brasileiras e estrangeiras em busca de investimentos.
Mais de 25 países já confirmaram presença
Os nigerianos também vêm compartilhar conhecimento no Pavilhão Internacional. Uma das diretoras do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Babangida Karima Ibrahim fará palestra sobre empoderamento da juventude na agricultura. O espaço é destinado à apresentação de oportunidades de negócios e de investimentos.
Também estreante na Expodireto, a empresa canadense Famic Technologies marcará presença como expositora e palestrante. Representante técnico no Brasil, Elvio Daniel apresentará as vantagens da prototipagem virtual para projetos de máquinas agrícolas.
O software concebido pela canadense promete reduzir custos e otimizar o processo de criação de protótipos físicos ao desenvolver virtualmente sistemas hidráulicos, elétricos e de controle. Com todas as informações de desenho, simulação e documentação contidas em um único lugar, facilita também o gerenciamento do projeto.
Até agora, já confirmaram participação na Expodireto-Cotrijal comitivas, autoridades e importadores de 25 países. Além das palestras, a programação do Pavilhão Internacional conta com atividades na Sala de Rodadas, como o Investor Road Show, conduzido pelo Ministério da Agricultura, com participação da Apex-Brasil, Cotrijal, investidores e investidos. Outras oportunidades de negócios com estrangeiros estarão nas Rodadas Internacional e Nacional, conduzidas pelo Sebrae-RS.
Programação Pavilhão Internacional*
- Segunda-feira 11/3/2019
14h – Empoderamento da Juventude na Agricultura, por Babangida Karima Ibrahim (Topan e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria) - Terça-feira 12/3/2019
9h30min – Agricultura Circular, por Bert Rikken (Holanda)
14h – Programa Agro+Investimentos, por Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Quarta-feira 13/3/2019
9h30min – Startups do agronegócio, por Debora Chagas (coordenadora estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE-RS)
14h – Blends de chá mate verde - propriedades antioxidantes, polifenóis e benefícios à saúde, por Charise Dallazen Bertol e Carla Saueressig Schinke (Inovamate) - Quinta-feira 14/3/2019
10h – Missões Expodireto-Cotrijal de Prospecção de Mercado Internacional 2019-2020
14h – Prototipagem virtual para o projeto de máquinas e implementos agrícolas, por Elvio Daniel (Famic Technologies, Canadá)
*Palestras confirmadas até a publicação desta reportagem