Com objetivo de aumentar a ocupação do solo gaúcho durante o inverno, quando cerca de quatro milhões de hectares ficam ociosos, começa amanhã a 1ª Fenatrigo Tec, em Cruz Alta. A tradicional feira realizada no Noroeste se dividiu em duas neste ano: a versão tecnológica, agora, e a multissetorial, em maio de 2019. A ideia dos organizadores é centrar forças em debates técnicos que reúnam produção, indústria e pesquisa.
– A feira unirá os diferentes agentes do setor produtivo para que possam expor suas ideias frente ao inverno, buscando formas de tornar a estação mais rentável para a agricultura gaúcha – explica Mauricio Pasini, coordenador das atividades técnicas da feira e professor da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), sede do evento.
Entre as alternativas, cita o professor, estão a cobertura do solo para pecuária e também a nutrição de plantas, visando a produtividade da safra de verão.
A programação, que se estende até sexta-feira, terá fóruns técnicos sobre agrotóxicos e cultivos, workshop de jovens e reunião da câmara setorial do trigo. No último dia do evento, será realizada a abertura oficial da colheita de trigo no Estado. A expectativa é de público próximo de 5 mil pessoas.