O tradicional banho de leite do concurso da Expoleite/Fenasul, que celebra os campeões de produtividade da raça holandesa, serviu também para passar a limpo as relações de entidades em torno da realização da feira. No discurso de abertura, o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca, falou sobre as dificuldades e a superação para concretizar o evento. Ao final, pediu às entidades que não ajudaram nesta edição para que repensassem a posição no próximo ano:
— Fizemos uma feira do tamanho que conseguimos. A representação de animais e produtores é pequena, mas a qualidade é grande.
Na sequência, o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, disse que fez questão de estar presente na cerimônia para explicar por que a entidade não colaborou com recursos para a feira deste ano:
— As novas regras da contribuição sindical fizeram com que tivéssemos um início de ano atípico. Não estamos juntos nesta edição, mas isso não quer dizer que não estaremos na próxima. Só ficaremos fortes se estivermos unidos – disse Gedeão, selando com um abraço a reaproximação com o presidente da Gadolando.
A campeã na categoria vaca adulta foi da Granja Du Anjo & Belvedere, de Carlos Barbosa. A vaca Amanda alcançou produtividade de 61,87 quilos de leite na média de três ordenhas diárias.
— A vaca teve alimentação especial nos últimos 30 dias – conta o produtor Fernando Mocellin.
Na categoria vaca jovem, a vitória ficou com Nelita Meridian, da Granja VB, de Eldorado do Sul, com 52,19 quilos de leite.
— Essa vaca tem um desempenho superior animais da mesma idade, recebendo os mesmos cuidados – conta Cristian Veiga, administrador da propriedade.