Foto do tamanho do pé de manjericão, que não me deixa mentir Nham
Cheiroso, de paladar inigualável e ainda por cima lindo. Tempero essencial na cozinha, o manjericão também é um dos preferidos por quem opta por uma horta caseira ou apenas o mantém num vasinho junto à janela da cozinha – lá em casa, foi nesse cantinho protegido do sol e da chuva, mas inundado de luz, que ele cresceu e floresceu, enchendo o ambiente de perfume e das pequenas flores brancas que são um charme por si.
Mas o que fazer quando o pé de manjericão cresce além da conta e bate aquela dó de não utilizar as folhas verdinhas e tão saborosas? No blog Por Aí, a Mari Kalil já deu a dica de como preservar o tempero congelado. Mas se a ideia é utilizar o manjericão para preparar uma refeição leve e gostosa, com a cara do verão, tenho duas sugestões: a salada de tomate cereja com manjericão, que inventei ao ver o tamanho enorme das folhas do pé que tenho na cozinha, e spaghettini ao molho de gemas, limão e manjericão – esta, uma receita adaptada do livro 30 Minutos e Pronto, do chef e meu muso inspirador Jamie Oliver. Bora lá?
:: Salada de tomate cereja e manjericão
Não vou nem listar os ingredientes, porque eles dão nome à receita (foto no início deste post): tomates cereja (ou pêra, ou grape/uva) cortados ao meio e folhas de manjericão (quanto maiores, melhor) inteiras, em proporção praticamente de uma folha para cada metade de tomatinho. Em uma vasilha já pronta para servir, acrescente uma pitada de sal, pimenta branca moída e azeite de oliva a gosto. Para finalizar, rale um pouco de parmesão fresco por cima (tudo bem também usar queijo ralado já pronto em saquinho, viu?). Uma delícia bem levinha para acompanhar ou ser o próprio jantar.
:: Spaghettini às gemas (serve 4 porções)
Ingredientes
> 350g a 400g spaghettini (n.3)
> 2 gemas
> 3 col. (sopa) azeite de oliva
> sal e pimenta branca a gosto
> Suco e raspas de 1 limão siciliano grande
> 100g de parmesão ralado (e mais um pouquinho para servir)
> manjericão (um maçodo tamanho de uma mão fechada)
Modo de preparo
Coloque a água da massa para ferver com um pouco de sal (o ideal é deixar parecida com água do mar). Em uma tijela grande, em que será servido o spaghettini, coloque as duas gemas, o azeite, o sal, a pimenta, o suco e as rapas de limão e o parmesão ralado. Bata tudo com um fouet até incorporar bem. Coloque metade das folhas de manjericão em um pilão e amasse até obter uma pasta verde-escuro – é ela que vai garantir um sabor mais intenso à massa. Corte com as mãos mesmo as folhas de manjericão restantes em pedações menores e acrescente à mistura – se quiser, separe algumas para decorar. Quando a água ferver, acrescente o spaghettini e cozinhe por 3min em média (siga o tempo de cozimento indicado na embalagem). Escorra bem e acrescente à mistura de gemas, adicionando também, aos poucos, de uma a três conchas da água do cozimento da massa – ela fará com que a mistura se incorpore melhor ao spaghettini e dará uma consistência toda especial ao molho. Sirva na sequência – e bom apetite!