A atriz cubana Lisandra Silva, 37 anos, chamou atenção ao compartilhar que foi hospitalizada após fazer uso do medicamento Ozempic para emagrecer. Em publicação no Instagram na semana passada, ela afirmou que ficou com baixo nível de açúcar no sangue e acabou passando mal.
"Meu açúcar caiu tanto que tive que ligar para o pai das crianças quando senti que estava desmaiando e meus filhos estavam dormindo ao meu lado. Graças a Deus não aconteceu nada, mas senti que estava morrendo e cheguei na clínica em cadeira de rodas", escreveu.
Lisandra teve um quadro de hipoglicemia, que é considerado um efeito colateral grave, conforme o site oficial do medicamento. O fármaco simula no organismo a ação de um hormônio chamado de GLP-1, que estimula a liberação de insulina, responsável por reduzir os níveis de glicose no sangue. Entre pessoas que têm uma ação normal da insulina, como é o caso de quem não têm diabetes, o medicamento pode levar a uma redução da glicose para além do necessário, como ocorreu com Lisandra.
A atriz disse ter comprado o fármaco por indicação médica, mas optou por suspender a utilização em razão do susto. Ela decidiu emagrecer naturalmente, com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, sem auxilio de medicamentos.
"Meu Ozempic: dieta Ayurveda (inspirada na medicina indiana tradicional), meditação, exercício na natureza! Disciplina, determinação, resistência mental e metas claras! Saúde da mente, do corpo e do coração! Por favor, ouçam meu conselho! Não há nada como um estilo de vida saudável! Não invente", declarou.
De forma geral, a semaglutida — nome científico dado ao princípio ativo do Ozempic — foi aprovado por entidades médicas, inclusive pela Anvisa, para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, como efeito paralelo, percebeu-se que a substância reduz o peso dos pacientes e, desde então, ela começou a ser usada de modo off-label, quando a utilização é feita fora das indicações descritas na bula.
À BBC Brasil, a Novo Nordisk Brasil, responsável pela fabricação do medicamento, afirmou que o Ozempic é aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, e tem a segurança e a eficácia amplamente demonstrada em estudos clínicos rigorosos.
"O medicamento deve ser usado, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (nível de açúcar no sangue permanece muito alto), sendo vendido apenas sob prescrição médica por se tratar de um produto com tarja vermelha", apontou a empresa.
Quem é Lisandra Silva
Nascida em Havana, Cuba, Lisandra Silva tem 37 anos e atua como atriz, apresentadora e empresária. Ela é mãe de dois filhos.
Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, ela costuma compartilhar o seu estilo de vida, os looks, as viagens e momentos ao lado da família nas redes sociais.