Luana Cavalcante, 25 anos, natural de Recife, foi eleita a 70ª Miss Universe Brasil 2024. A modelo superou outras 26 candidatas na noite desta quinta-feira (19), em cerimônia que ocorreu no Teatro Gamaro, em São Paulo. Ela será a primeira mãe na história a representar o país no concurso internacional, em novembro, no México.
A Miss Universo 2023 Sheynnis Palácios, da Nicarágua, foi a responsável por passar a coroa a ela. Tendo em vista a tradição, era esperado que a gaúcha Maria Brechane, a Miss Universe Brasil 2023, passasse o reinado para a sua sucessora. No entanto, em agosto, ela comunicou que não estaria na cerimônia em razão da transição de direção nacional da franquia, que passou a ser gerenciada por Gerson Antonelli, após a saída de Marthina Brandt do cargo.
Luana viaja para a Cidade do México em novembro, onde ocorre a 72ª edição do Miss Universe. Caso ela vença a etapa global, será a terceira brasileira a conquistar esse feito, que já teve como campeãs a gaúcha Iêda Maria Varga, em 1963, e a baiana Martha Vasconcelos, em 1968.
Representante de Pernambuco e uma das favoritas ao título, Luana é modelo e atriz. A jovem começou a modelar aos 13 anos e consolidou a carreira com marcas internacionais. Estreou no cinema no filme Batalha de Saipan (2022) e está no elenco de Filhos de Mangue (2023). Atualmente, ela mora na Itália, com o marido e com o filho, Pedro.
Top 3
Completando o pódio, a segunda colocação ficou com a representante de Alagoas, Gabrielle Marinho, 30 anos, enquanto o terceiro lugar foi para a Miss Rio de Janeiro, Maria Fabiana Mata, 26.
Gaúcha ficou entre as sete finalistas
A Miss Universe Rio Grande do Sul, Eduarda Dallagnol, de 25 anos, foi a representante do Estado gaúcho na disputa. Ela foi eleita Miss Popularidade, por meio do voto popular, e terminou entre as sete finalistas.
Em sua passagem na competição, Eduarda apresentou como traje típico a representação de um anjo branco, como forma de destacar o apoio oferecido ao povo gaúcho no período da enchente.
A novo-hamburguense começou a carreira de modelo aos 15 anos. Aos 17, já desfilava em Milão. Anos depois, mudou-se para Londres, onde também formou-se em Artes Cênicas. Atualmente, é estudante de Direito em uma instituição de São Paulo.
Como foi o concurso
O concurso começou no dia 14 de setembro, quando as 27 misses foram confinadas em um hotel da capital paulista. Por lá, participaram de mentorias e entrevistas preliminares com os jurados. Na última quarta-feira (18), as modelos realizaram os tradicionais desfiles de gala e traje de banho.
Já na grande final, nesta quinta-feira, a apresentação ficou a cargo da gaúcha Julia Gama, Miss Brasil 2020 e vice-campeã do Miss Universo 2020. Os números musicais foram realizados pela cantora Wanessa Camargo.
Nessa noite, as misses tiveram a oportunidade de apresentar seus trajes típicos e de moda banho. Além disso, responderam os últimos questionamentos do júri, composto por nomes conhecidos, como a a vice Miss Universe 2007, Natália Guimarães, e a primeira Miss Universe Brasil negra da história, Deise Nunes, eleita em 1986.
No ano em que completa 70 anos, o concurso teve pela primeira vez candidatas com mais de 28 anos, com base na implementação de novas regras. Das 27 competidoras da etapa nacional, algumas só tiveram a chance de se inscrever em razão das mudanças nas diretrizes. Segundo a Folha de S.Paulo, a disputa contou com 13 mulheres com mais de 28 anos, oito mães e quatro casadas. A concorrente Lulu de Oliveira, do Mato Grosso do Sul, por exemplo, é mãe duas filhas e foi a concorrente mais velha, com 41 anos.