Não é de hoje que o Brasil está presente no circuito de algumas das competições de beleza mais prestigiadas no mundo. O país é palco de concursos que, por meio de etapas nacionais, selecionam representantes que irão disputar coroas internacionais.
A temporada deste ano está a todo vapor. Recentemente, foram conhecidas a Miss Universe Rio Grande do Sul e a Miss Grand Brasil. O foco, a partir de agora, são os preparativos para as etapas nacionais e a fase global dos concursos, com um calendário que se estende até o final do ano.
A seguir, confira o que se sabe sobre datas, locais de realização e quem são as representantes do Brasil e do Rio Grande do Sul nas competições.
Miss Universe Brasil
A Miss Universe Brasil 2024 será conhecida no dia 19 de setembro, em São Paulo. A etapa nacional que seleciona a representante do país para o Miss Universo tem grande visibilidade e tradição.
As candidatas de todos os Estados passam por avaliações de trajes de banho e de gala por meio dos desfiles. Além disso, também realizam entrevistas e participam de atividades culturais e sociais.
Eduarda Dallagnol, de Novo Hamburgo, foi eleita a Miss Universe Rio Grande do Sul e representará o Estado na disputa nacional. A etapa global do concurso ocorrerá no dia 16 de novembro, no México.
Miss Mundo Brasil
A 63ª edição do Miss Brasil Mundo ocorrerá entre 31 de agosto e 4 de setembro, no município de Machadinho, no norte do RS. Inicialmente prevista para ocorrer em maio, a competição precisou ser adiada em razão da enchente que atingiu o Estado.
O concurso escolhe a representante brasileira para o concurso de beleza mais antigo do mundo, que foi criado em 1951. As candidatas são avaliadas em diversas categorias, incluindo moda praia, traje de gala e habilidades de talento.
A coroação global do Miss Mundo ocorreu em março deste ano, na Índia. A vencedora foi Krystyna Pyszková, da República Tcheca. Na ocasião, Letícia Frota, brasileira que venceu o concurso nacional em 2022, representou o Brasil.
Duas gaúchas foram selecionadas para a próxima disputa nacional: a modelo e engenheira civil Emily Sari, natural de Santa Maria, irá representar a região do Pampa Gaúcho, enquanto a modelo Gabrieli Cortese, de Santiago, representará o Rio Grande do Sul.
Miss Grand Brasil
A gaúcha Talita Hartmann, de São Vicente do Sul, superou outras 26 candidatas e venceu o Miss Grand Brasil. No concurso, que se assemelha aos grandes desfiles de moda, as modelos competem com trajes típicos, de banho e de gala.
Além de assumir o papel de "porta-voz da paz", a modelo de 27 anos representará o país na disputa internacional, no dia 25 de outubro, em dois países, na Tailândia e no Camboja.
Miss Brasil Terra
O concurso nacional ocorrerá no dia 30 de agosto, em São Paulo. Duas gaúchas estão na disputa: Isadora Drews, natural de Agudo, que representará a região central do RS, e Daléxia Iankevicz, que irá representar o Rio Grande do Sul.
Nesta etapa, as candidatas são avaliadas, principalmente, por seu conhecimento e envolvimento com causas ambientais. Além de desfilar com diferentes trajes, deverão apresentar projetos sustentáveis.
A etapa global do concurso ocorrerá nas Filipinas, em novembro.
Miss Supranational Brasil
O Miss Supranational Brasil ocorreu no ano passado e coroou a mineira Isadora Murta como a vencedora. Ela representou o país na etapa internacional do concurso em julho deste ano e ficou em quarto lugar.
O concurso nacional busca a candidata que apresenta mais glamour, além da elegância tradicional dos concursos de beleza. Em geral, é esperado que as concorrentes sejam influenciadoras.
Miss Brasil Internacional
Beatriz Goulart, Miss Rio Grande do Norte, foi a vencedora do concurso em 2023. Ela representará o Brasil na etapa global em Tóquio, no dia 12 de novembro.
A etapa nacional valoriza a elegância, a cultura e a educação. As candidatas são avaliadas por meio de entrevistas, mas também desfilam em trajes de gala e de banho.