Foi eleita, nesta quinta-feira (4), a Miss Brasil Mundo 2022. A amazonense Letícia Frota, 20 anos, foi a escolhida e, pela primeira vez, o estado do Amazonas recebeu este título. Letícia, natural de Manaus, trabalha como modelo, influenciadora digital e é estudante de Psicologia.
Em segundo lugar, ficou Gaby Araújo, do Espírito Santo, e, em terceiro, Ana Carolina Manginelli, de São Paulo. Completaram o Top 5 as misses de Recôncavo Baiano, Isabella Gregorutti, em quarto lugar, e de Rio Grande do Norte, Thuany Cristine, em quinto. Quem passou a coroa para Letícia foi a brasiliense Caroline Teixeira, vencedora de 2021.
A Miss Pantanal-MT, Vitória Corvalan levou a faixa de Miss Simpatia, eleita pelas suas colegas, enquanto Rondônia levou o prêmio de Miss Fotogenia, escolhida pelo fotógrafo Raffa Rodrigues. Pelo segundo ano consecutivo, o concurso contou com uma mulher trans na disputa do título: Alice Ridenn, Miss Agreste Pernambucano.
Representante gaúcha no concurso, a advogada Tainá Laydner Fiore, 26 anos, chegou a figurar entre as 15 semifinalistas, mas foi eliminada na escolha do Top 8.
As participantes estavam confinadas em um hotel de Brasília desde segunda-feira (1º). Durante a semana, além de ensaios, participaram de seis provas preliminares valendo pontos classificatórios: entrevista com os jurados, desafio de talento, desfile em traje típico, desfile top model, desfile em traje de gala e defesa do projeto social, chamada Beleza pelo Bem.
Letícia agora irá disputar com as candidatas internacionais no Miss Mundo, que ainda não tem data oficial para ser realizado. Entretanto, estima-se que ocorra em março de 2023. A atual Miss World é a polonesa Karolina Bielawska, coroada em março do ano passado.
O Miss Mundo é o concurso de beleza que conta com o maior número de países e territórios participantes – são mais de 120. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, faz parte do chamado grand slam da beleza, onde estão também o Miss Universo, o Miss Supranational, o Miss Grand International e o Miss International. Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras no ano de 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país.
Presidente do concurso internacional, Julia Morley lançou o Beauty With a Purpose (Beleza Pelo Bem) em 1972. Desde então, as candidatas são incentivadas a participar e/ou desenvolver projetos sociais. No Brasil, o projeto apoia, entre outras causas, a luta contra a hanseníase. Este será o décimo ano do trabalho realizado no país.