O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, foram incluídos no folheto oficial da programação com a cerimônia de coroação do rei Charles III, marcada para 6 de maio, mesmo que tenha sido divulgado que a duquesa não vá participar da celebração. Conforme o jornal Daily Mail, fontes ligadas à família real revelaram que a atitude de abranger o casal é um empenho do monarca na busca de uma conciliação com o filho caçula.
Harry e Meghan aparecem em uma fotografia tirada em 2018 nos jardins da Clarence House, moradia do atual rei, durante as celebrações de seu aniversário de 70 anos. O registro mostra Charles, Camilla Parker, Harry, Meghan, príncipe William, Kate Middleton e os três filhos do casal. Os duques de Sussex não se pronunciaram sobre o uso de sua imagem no folheto.
Entretanto, a foto repleta de sorrisos não significa que tudo está bem entre a família real para a coroação. Recentemente, os duques de Sussex foram responsáveis por diversas declarações criticando a monarquia e expondo tensões da realeza. A série Harry & Meghan e o lançamento do polêmico livro de memórias do príncipe, O Que Sobra, auxiliaram para aumentar os conflitos.
Desde o anúncio da data da coroação, em outubro de 2022, polêmicas e tretas envolvendo integrantes da realeza têm circulado nos tabloides britânicos e podem afetar a cerimônia. Entenda:
Data do evento
As questões surgiram já com a divulgação da data escolhida para a coroação, que não foi muito bem aceita por parte dos britânicos e fãs da família real. Isso porque a coroação será realizada no mesmo dia em que o príncipe Archie, filho de Harry e Meghan, completa quatro anos. A definição da data fez com que as pessoas acusassem Charles de roubar o brilho do neto no dia de seu aniversário.
Expulsão de casa
No início de março, Harry e Meghan foram convidados a deixar a Frogmore Cottage, residência do casal no Reino Unido que fica no terreno do Castelo de Windsor, na região oeste de Londres. O local era usado pelos duques de Sussex quando estavam na Grã-Bretanha.
Conforme o The Sun, a casa foi oferecida ao príncipe Andrew, duque de York, para reduzir as despesas do irmão mais novo do rei. De acordo com os tabloides, essa seria uma aparente retaliação à publicação do livro O Que Sobra.
Convites para Harry e Meghan
Em razão dos desentendimentos envolvendo o casal, por muito tempo, tabloides britânicos especularam se eles estariam presentes na coroação. Embora os duques de Sussex tenham informado que receberam o convite, eles levaram mais de um mês para responder sobre a sua presença.
Inclusive, a imprensa local já havia divulgado uma possível lista de exigências que o Harry e Meghan teriam feito para participar da cerimônia. Uma delas seria incluir os filhos na lista de convidados, já que o convite que Harry e Meghan receberam por e-mail não incluía Archie e Lilibet.
Na última semana, o Palácio de Buckingham afirmou que o príncipe Harry irá à coroação sem a esposa e os filhos. Não há confirmação do motivo para a duquesa de Sussex não participar do evento. Essa será a primeira vez que ele será visto com a família real desde o lançamento de seu livro de memórias.
Estresse com príncipe Andrew
Os desentendimentos não acabam por aí. Na última semana, veio à tona a informação de que Charles parece ter ficado estressado com o irmão, o príncipe Andrew, que se recusa a deixar a propriedade no Royal Lodge, em Windsor. Como já dito anteriormente, Harry e Meghan desocuparam a Frogmore Cottage para que o irmão mais novo do rei se mudasse. Andrew já teria, inclusive, recebido as chaves da nova moradia.
Assentos e rota
Conforme o jornal The Mirror, a demora de Harry e Meghan para confirmar presença causou atrasos no planejamento da cerimônia. Por isso, o mapa de assentos para o dia ainda não foi definido.
Além disso, o rei está enfrentando discordâncias em razão da rota da procissão. Charles gostaria de fazer um trajeto mais longo, passando pelo centro de Londres. Os assessores da realeza, entretanto, preferem uma procissão mais curta para diminuir os custos e evitar críticas.
Vestimentas
O rei também teria reclamado do peso de suas vestimentas durante uma prova de roupa, informou o jornal The Mirror. Por essa razão, estaria sendo construída uma rampa para diminuir os riscos de um acidente na cerimônia. Já o Palácio de Buckingham afirmou que há uma rampa, mas que sempre fez parte da estrutura do local.
Além do rei, as roupas de membros seniores da família real, como de Kate Middleton, da princesa Anne e de Sofia, mulher do príncipe Edward, não ainda não foram decididas.
O jornal ainda indica que Andrew tem arrumado confusão por conta de suas roupas. Ele estaria furioso por não poder usar trajes de cavaleiro e sim um terno na cerimônia.