A coroação do rei Charles III, que assumiu a monarquia britânica após a morte da Rainha Elizabeth II, foi anunciada para 6 de maio de 2023. A cerimônia vai acontecer na Abadia de Westminster, em Londres, segundo o Palácio de Buckingham. Com informações do jornal The Guardian.
O novo soberano será coroado como ocorre tradicionalmente após sua ascensão ao trono, seguindo um período de luto nacional e real, o que também permite tempo para as devidas preparações.
O novo rei receberá o anel de coroação, o cetro, orbe e espadas, além de ser ungido com óleo sagrado, mantendo assim, alguns elementos históricos de consagrações passadas da Família Real. A rainha consorte também será devidamente abençoada.
Por último, a coroa de Santo Eduardo será entregue ao monarca de 73 anos. "A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que está enraizado em tradições e pompa de longa data", diz o comunicado do Palácio de Buckingham. Mais detalhes devem ser anunciados ao longo do período de espera pela celebração.
A cerimônia costuma ocorrer na Abadia de Westminster, quase sempre conduzida pelo arcebispo de Canterbury, desde 1066. Porém, ainda não foi confirmado se o evento acontecerá desta forma. Segundo o jornal, há chances de a celebração ser conduzida pelo duque de Norfolk — título nobre dado ao pariato do condado de Norfolk, na Inglaterra.
A declaração do Palácio sugere que a estrutura da cerimônia poderá ser reduzida, modificando a tradição que ocorre há mais de mil anos. Além disso, a vestimenta poderá ser mais despojada, ao invés de roupas cerimoniais.