Os filhos do príncipe Harry e de sua esposa, Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex, adotaram oficialmente os títulos de príncipe e princesa de Sussex. A informação está no site da família real, que alterou as alcunhas de Archie Harrison, três anos, e Lilibet Diana, um, na linha de sucessão ao trono britânico, nesta quarta-feira (8).
A atualização veio um dia após um porta-voz do casal divulgar uma nota sobre o batismo da menina referindo-se a ela com a nova denominação.
— Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi batizada na sexta-feira, 3 de março, pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor — diz o comunicado.
De acordo com as normas da família real, os netos do monarca são elegíveis para se tornarem príncipes e princesas. Por isso, desde setembro do ano passado, quando o pai de Harry, Charles III, se tornou rei, as crianças poderiam passar a ser chamadas desta forma.
Mesmo assim, oficialmente, os títulos dois ainda não haviam sido reconhecidos pela família real. Até os primeiros dias de março deste ano, eles eram listados como Master Archie Mountbatten-Windsor e Miss Lilibet Mountbatten-Windsor.
Conflitos
Afastados dos deveres reais desde março de 2020, Harry e Meghan nunca deixaram claro se gostariam que seus filhos fossem conhecidos como príncipe e princesa. Eles hoje vivem na Califórnia, nos Estados Unidos, onde Lilibet foi batizada sem a presença de outros integrantes da família do pai.
No início deste ano, tabloides britânicos noticiaram que o rei Charles III aguardava o lançamento do livro do filho, O que sobra, para decidir o futuro dos netos na realeza. Na obra, publicada em janeiro, ele conta detalhes de sua vida íntima, expondo conflitos e polêmicas sobre a monarquia.
A crise no relacionamento não impactou, no entanto, as questões práticas da função real. Uma das especulações mais fortes na imprensa dizia respeito à possibilidade de que o duque e a duquesa de Sussex não fossem convidados para a coroação do monarca. Contrariando boatos, na última segunda-feira (6), eles confirmaram à revista People que, embora não tenham confirmado presença, receberam o convite.
Recentemente, o palácio solicitou que Harry e Meghan desocupassem Frogmore Cottage, sua residência no Reino Unido. O local fica no terreno do Castelo de Windsor, em Londres.